domingo, 15 de junho de 2008

Moon in Signs

MOON IN SIGNS

CONCEITO
Quando um astrólogo examina o Mapa de uma pessoa, extrai dele todas as informações sobre a sua vida: seu caráter, sua estrutura mental, emocional e física, seu comportamento perante os acontecimentos que irão permear a sua vida. O signo solar, é determinado pelo signo no qual o Sol se encontra no momento do nascimento. Como o Sol percorre um grau por dia, ele permanece 30 dias num signo, aproximadamente. Ë muito fácil, portanto determinar o signo Solar da pessoal e quase todos (mesmo os mais descrentes) conhecem o seu.
Mas a Lua, nosso satélite, percorre a sua revolução em volta da Terra em 28 dias, assim, ela passa aproximadamente dois dias e meio em cada signo. É portanto muito difícil saber onde se encontra a Lua em nosso Mapa Natal, a não ser que se façam aqueles cálculos complicados que o astrólogo faz para elaborar o Mapa. Mas enfim, qual a importância da Lua no nosso Mapa?
Se o Sol é o princípio masculino, ou ÂNIMUS, a Lua é o princípio feminino ou ANIMA. A Lua, reflexo da luz solar, representa nossa infância, nosso lar materno e nossa mãe. É na infância que se forma e plasma nossa auto-imagem. O bebê se aconchega no útero materno que é representado astrologicamente pela Lua, e dessa Lua ele depende para o seu desenvolvimento emocional e sentimental. É o elemento água, leite, alimento que está representado na Lua. Assim que o bebê nasce, vai para o colo da mãe para receber calor, alimento e amparo. Se esta mãe o rejeitar, se ela lhe faltar, se ela não o alimentar, o bebê terá sérios problemas psicológicos na fase adulta, mesmo sem o saber conscientemente. De fato, a Lua representa o lado psíquico inferior, o EGO e faz parte da personalidade da pessoa. Os psicólogos sabem muito bem que os traumas da infâncias ficam escondidos no nosso subconsciente para sempre!
A Lua representa o ambiente que acolheu o bebê nos primeiros anos de sua vida. Através do signo lunar, o astrólogo pode concluir que tipo de mãe, que infância e onde o cliente passou os primeiros anos de vida, qual o ambiente que o cercou e que foi formador do lado emocional de sua personalidade. Muitas vezes o signo onde a Lua se encontra representa o próprio signo solar da mãe, ou o Ascendente desta mãe (e então o bebê se parecerá fisicamente com ela), e algumas vezes o MC da mãe. Muitas vezes nenhum destes fatores está presente, e então devemos concluir que o signo lunar representa a forma com a qual o bebê viu ou sentiu a sua mãe. De fato, nem todos os irmãos possuem a Lua no mesmo signo. Como isso se explica? Cada bebê nasce em períodos diferentes da vida da mãe e terá um ambiente familiar distinto. Assim, ele terá a Lua em signo diferente. É raro encontrar a mesma Lua em dois ou mais irmãos, mas isso também acontece. A relação entre mãe e filho é única e não se repete.
A Lua é responsável também pela nossa receptividade, pela nossa imaginação, por nossa sensibilidade, pelas nossa reações, hábitos e memórias, pela forma como nos adaptamos ao meio-ambiente e expressamos nossas emoções. O signo tradicionalmente ligado à Lua é o signo de Câncer, que indica o sentimento de proteção e nutrição. Nos Mapas masculinos, a Lua, representando a mãe ou ânima, reflete muitas vezes o tipo de esposa que o homem irá buscar na fase adulta para substituir a própria figura materna. Nos Mapas femininos porém, a Lua assume uma maior importância. De fato, a mulher sendo um ser `dual` ela precisará se identificar seja com o seu lado solar que com o seu lado lunar. Isso explica porque muitas mulheres não conseguem se identificar com o seu signo solar.
De fato, a posição da Lua acaba sendo muitas vezes um fator predominante da personalidade feminina. A mulher, em sua fase adulta, irá representar o papel da mãe, papel que a natureza lhe impôs. Quantas mulheres conhecem o conflito de escolher entre a vida profissional (essencialmente masculina em nossa sociedade) e o seu papel de mãe? No Mapa da mulher, a Lua irá representar também a sua fertilidade (útero, ovários e seios) e que tipo de mãe ela será, como ela se comportará quando ela própria se tornar mãe. Uma Lua com aspectos tensos mostrará uma possível dificuldade desta mulher assumir o papel de mãe, dificuldade esta ocasionada na primeira infância e na relação com a sua própria mãe. O ciclo de desenvolvimento lunar acontece de sete em sete anos, e não é por acaso que na nossa sociedade, a criança vai para a escola aos 7 anos, entra na adolescência aos 14, e passa para a idade adulta aos 21. Estes ciclos, representam os estágios percorridos pelo bebê em seu caminho para se tornar adulto, onde irá passar da `fase lunar` para a `fase solar`de sua personalidade, percorrendo todas as casas de seu Mapa, numa espiral ascendente.
A Lua representa também, em nosso corpo físico, o estômago ou processo digestivo, a linfa, os fluídos do corpo e a vista (o olho esquerdo), e, como falamos acima, os órgãos femininos reprodutores internos. Além disso ela é responsável pelos processos imaginativos e pelas funções naturais do subconsciente.
Assim, o equilíbrio psíquico de uma pessoa poderá ser analisado também através da posição e aspectos da Lua. Já dissemos em outros artigos, que os planetas agem como atores e que o signo onde eles se encontram é o cenário onde o fato acontece. Os aspectos entre os planetas representam a peça que está sendo representada. Assim, ao imaginarmos este Teatro/Mapa, podemos compreender o que se passa na personalidade de uma pessoa e como sua vida é representada.
Muito mais pode ser analisado à partir do signo lunar da pessoa, e esta análise psicológica do desenvolvimento está na raiz de nossa personalidade.

PLANOS EMOCIONAIS

LUA EM ÁRIES
Se você possui a lua em áries provavelmente reage à vida como se fosse uma aventura, e está aberto a idéias novas. Relaciona-se com a experiência como um meio de auto-realização. Tem muito entusiasmo natural e sincero, mas precisa trabalhar conscientemente no sentido de desenvolver a paciência. O seu humor é irregular; você se inflama rapidamente, mas logo esquece a causa da explosão.
Muitas vezes você evidencia tendências para o "eu primeiro". A sua mente rápida e mutável é brilhante e aguda, mas você também é suscetível a ter um temperamento esquentado, nervosismo e até dores de cabeça.
Você pode estar emocionalmente distanciado das pessoas à sua volta. Seus sentimentos são agudos e nítidos, e muitas vezes os utiliza como um instrumento consciente em seu próprio benefício. Você oculta um sentimento de insegurança por trás do exterior agressivo; deveria desenvolver a capacidade de pedir ajuda quando necessário. Sua natureza independente pode torná-lo corajoso a ponto de ser imprudente.
Quando você está interessando, é muito caloroso; quando não é despertado interiormente, é impessoal. Você sente com o seu ego.
Como a Lua no mapa representa a mãe, a sua mãe, a seus olhos, personifica muitos dos traços de Áries: resoluta, independente, ativa, franca e exercendo muita influência sobre você.
A natureza emocional costuma ser franca e irrefletida, e a resposta às situações emocionais são primárias e destituídas de reflexão, a ação é imediata. Os sentimentos da pessoa podem ser imaturos, ávidos por emoção e de uma certa forma egoístas.
Os relacionamentos suscetíveis de lhe dar a liberdade de agir com independência fazem você sentir-se bem e prosperar. Algumas das suas lembranças mais dolorosas se relacionam com os momentos em que essa liberdade lhe foi roubada. Para poder desfrutar de um relacionamento harmonioso, precisa praticar o autocontrole e domar o seu temperamento. Tem tendência para "ter o pavio curto", o que deve ser proveniente de frustrações de infância ou de uma atmosfera tensa em casa quando era criança. Também tem tendência para utilizar o seu gênio forte para conseguir o que quer, com a ameaça de criar um ambiente desagradável caso seja contrariado. Com o tempo, irá aprender a ter paciência. Como parceiro, no entanto, você é divertido e animado e sabe criar uma atmosfera estimulante em que por vezes acontecem coisas imprevistas.
Você é, sem dúvida, uma pessoa dinâmica, o tipo de pessoa capaz de entrar imediatamente em ação quando se envolve emocionalmente em algum trabalho. Ao mesmo tempo que esse dinamismo é uma virtude, manifesta-se muitas vezes sob a forma de impaciência e até de temperamento tempestuoso, o que pode ter um efeito negativo sobre as pessoas com quem trabalha. Você detesta ser mandado e manipulado, o que pode tornar muito difícil para si aceitar uma posição subalterna. Prefere em todos os casos tomar a dianteira. Muitas vezes porá a si mesmo o desafio de alcançar metas a curto prazo em tempo recorde e, apesar de trabalhar bem sob pressão, essa tática pode não ser boa, a longo prazo, para a sua saúde. Aprender a relaxar e deixar que os outros, porventura igualmente capacitados, assumam responsabilidades, faz parte do seu processo de amadurecimento.
Confere necessidade de independência, idéias muito pessoais, coragem e ambição. Necessita de ocupações ativas, esportivas, enérgicas, de liderança e comando. Mostra uma mãe do tipo independente, enérgica, ativa e corajosa. A relação com a mãe e a primeira infância, se a Lua estiver afligida por mau aspectos, pode levar a um excesso de agressividade, gosto exagerado pela liderança e pela independência, um caráter impulsivo e dominador, impaciente e instável, especialmente na demonstração de emoções e sentimentos. Muitas mudanças de residência, especialmente na infância, e de ocupação ou de emprego na fase adulta. Na mulher, ela pode indicar uma agressividade mais masculina, do tipo `conquistadora`. Deve ser desenvolvido o equilíbrio interior (do signo oposto: Libra), e combatida a impaciência.

LUA EM TOURO
Se você possui a Lua em Touro é uma pessoa muito aberta e generosa a nível emocional. Tem necessidade de demonstrar os seus sentimentos através do contato físico. Possui profunda necessidade de segurança, conforto e estabilidade em sua vida, o que pode se manifestar sob a forma de relutância em se adaptar às mudanças que vê acontecer à sua volta. Procura estabelecer relacionamentos firmes e profundos pois para você segurança é uma questão importante. Todavia, no seu processo de amadurecimento, vai aprender a importância de se desprender dessas ligações, especialmente com as coisas materiais que tendem a dominá-lo. Geralmente sofre muito se não sente-se em segurança. É por essa razão que se agarra ao status quo. A sua segurança no emprego e a sua economia pessoal têm grande prioridade na sua vida. Você não gosta das situações que podem ameaçar o seu bem-estar econômico e não se sente confortável enfrentando riscos em qualquer área de sua vida. No plano profissional, tem habilidade para conseguir bases sólidas para as suas finanças, especialmente ao lidar com propriedades ou aquisições. Gosta e sabe valorizar as coisas boas da vida. Você consegue manter uma atitude calma em situações estressantes e é capaz de trabalhar longa e arduamente para conseguir o que deseja.
Convergindo para o plano material, suas emoções se dirigem para o conforto e posses materiais. Com a Lua em Touro, você deseja o melhor de tudo, e raramente aceita menos. A Lua está exaltada em Touro; isso traz à tona o lado reflexivo e firme e desenfatiza o lado mutável da Lua
Você apega-se a seus ideais com unhas e dentes. É cegamente fiel, sentimental, afetuoso e basicamente tímido. A originalidade pode lhe faltar, portanto tente não ser muito intransigente.
Suas reações às impressões dos sentidos são lentas porém fortes. Você tem uma memória precisa. Pondera a respeito de alguma ação durante muito tempo, usando premissas, ética e ideais; assimila a informação e age com base nela de maneira lenta e firme. É difícil para você mudar de idéia, e se ressente de qualquer interferência depois de ter tomado uma decisão. Você é uma pessoa determinada, com intuição bem desenvolvida e ajuizada. Quer se sobressair em tudo que faz. É ambicioso — não apenas no que diz respeito a terras, artes e outras posses, mas também nas amizades.
Seu tato e seu paladar são altamente desenvolvidos, e é provável que você tenha uma voz agradável, falando ou cantando. Gosta de música, arte, dança e de tudo que torna a vida mais agradável, e precisa satisfazer seus apetites físicos.
Você só aceita as idéias compatíveis com o seu temperamento estável. Pode ser que tenha a mente estreita, que seja conservador e convencional. Cuidado para não ficar orgulhoso, preguiçoso, ciumento e teimoso demais. Depois de escolhido o rumo, você avança devagar mas sem se desviar.
Raramente abandona as tradições, a educação ou os ideais familiares passados a você por sua mãe, com quem tem uma ligação estreita, mas nem sempre feliz. Seus relacionamentos de amizade, amor e casamento são fiéis e duradouros.
Você se interessa por contatos íntimos efêmeros. Sua personalidade emocional exige variedade e novidade em vez de duração e profundidade de sentimentos. Em geral você é incapaz de sentimentos duradouros e de lealdade não-dividida. Embora às vezes possa ser insensível, suas percepções são rápidas e precisas. Você mantém as impressões no pensamento não no sentimento.
Seus sentidos servem ao intelecto mais do que às emoções. A conseqüência disso é a capacidade de observação e raciocínio desapaixonados. Sua mente é mutável e às vezes caótica, mas você é capaz de assimila uma quantidade enorme de detalhes. Sendo versátil e adaptável, pode ser que você tenha duas ou mais vocações, freqüentemente ao mesmo tempo.
O lado reflexivo e firme sobrepuja o lado mutável da Lua. A pessoa é fiel, sentimental e afetuosa; e normalmente possui uma relação estreita, embora nem sempre feliz com a mãe. O que é certo é que foi nutrida corretamente no início e assim seu senso de segurança pode ser desenvolvido.
Confere amabilidade e confiança, determinação, perseverança e previdência. A pessoa é atraída pelas boas coisas naturais da vida, pelo conforto material, pela beleza física, pelas demonstrações da arte em geral, pela música e procura o lazer. Saudável, especialmente aquele em contato com a natureza. A Lua em Touro é uma Lua exaltada, isto é, uma `super-lua`. Assim, a mulher com esta Lua será uma super-mãe, muito possessiva e cuidadosa com os filhos, marido, casa, etc. Em seu lado negativo, e dependendo dos aspectos, esta Lua indica uma excessiva atração pelos prazeres materiais, pela sensualidade, pelos prazeres do corpo e pelo apego às coisas materiais, com excessiva preocupação pelo lado financeiro e o excesso no acumulo de bens. Deve ser desenvolvido o desapego pelas coisas materiais e a maleabilidade.

LUA GÊMEOS
Se você possui a lua em gêmeos é provável que goste de ação e movimento, tanto física quanto mentalmente. Possui habilidade, destreza e rapidez manual, e um bem desenvolvido sentido do olfato. Não é intuitivo, mas é observador, forma suas impressões rapidamente e geralmente é capaz de verbalizá-las.
Você é atraído para as profissões artísticas e literárias e para qualquer área que envolva comunicações. Para seu bem-estar emocional, você prefere e até precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo. A capacidade intelectual desse posicionamento muitas vezes faz de você um leitor voraz e um artesão talentoso.
É discreto no seus assuntos pessoais, e os outros às vezes acham que você é frio; está mais interessado no aqui e agora do que no passado. Dilacerado por sentimentos mutáveis, você pode se interessar por muitas coisas ao mesmo tempo e dispersar suas forças, o que pode se manifestar através de tensão nervosa. Sabe lisonjear os outros e, às vezes, é perspicaz demais em seu próprio benefício. Sua natureza inquieta está sempre à procura de algo novo.
Esse posicionamento da Lua pode indicar superficialidade e falta de apego ao lar no mapa de uma mulher. Um homem com esse posicionamento se sente atraído por uma parceira intelectual que consiga se encaixar em qualquer papel social.
Você vê sua mãe como alguém emocionalmente distante, sociável e versátil, porém que apoiou sua educação e o ajudou quando você começou a se comunicar.
Respostas emocionais resultantes do raciocínio lógico e intelectual. A comunicação é exaltada. A personalidade emocional exige variedade e novidade em vez de duração e profundidade de sentimentos, e é desenvolvida capacidade de observação e raciocínio desapaixonados.
Relacionamentos com seus irmãos e amizades de infância tiveram um tremendo efeito formativo em sua vida, do mesmo modo que as primeiras experiências na escola. Memórias dolorosas ligadas a problemas de comunicação, bem como a sensação de ser incompreendida, terão deixado em você a sua marca. Parte do seu processo de amadurecimento tem conexão com a necessidade de ser mais seletivo sobre aquilo que permite que a distraia ou desvie da sua rota.
Contudo, a curiosidade e o interesse são alimento vital para você e muitas vezes poderá encontrar significado nas pequenas coisas que as outras pessoas desprezam como insignificantes. Você é uma pessoa mais movida pelas idéias do que um ser emocional. Por isso se sente mais confortável em parcerias que não exijam demasiado do seu lado emotivo, mas antes lhe dêem oportunidade de prosseguir nos seus interesses mentais e sociais.
Você é uma alma inquieta com um apetite insaciável por novas sensações. Essa inquietação mantém você alerta, viajando, fazendo visitas, criando relações e, acima de tudo, assimilando conhecimentos. Você tem um super talento para se comunicar com as outras pessoas, e isso constitui uma franca vantagem em cargos que exijam fazer contatos, vendas, telefonemas, etc. Você tem jeito para aprender depressa coisas novas. É persuasiva e põe seus sentimentos no que fala. Enquanto alguns podem considerar como superficialidade a sua capacidade de falar sobre quase todos os assuntos, você se sente genuinamente fascinada por conversas em geral e pelo funcionamento da mente.
Confere um espírito desperto, adaptável e com facilidade de comunicação. A curiosidade e o desejo de aprender podem manter a pessoa em constante mobilidade. A relação com a mãe acontece especialmente na base da comunicação e do aprendizado. Pode ser fria em relação aos sentimentos, que serão analisados e vivenciados de forma racional. Esta Lua indica também inúmeras mudanças possíveis e muitas viagens ao longo da vida. Com aspectos aflitivos, esta Lua indica problemas mentais, dificuldade de raciocínio e de comunicação, especialmente na infância, predispõe a indecisões e dificulta a concentração. Para a mulher, esta não é uma Lua fértil indicando dificuldades na concepção. Deve ser desenvolvida a estabilidade e a materialidade.

LUA CÂNCER
Se você possui a Lua em Câncer os seus sentimentos mais profundos constituem uma poderosa força, já que muitos dos seus atos são motivados pela necessidade de proteger, a si mesmo e aos mais próximos. Laços familiares, em especial com sua mãe, sua casa e sua família, são da máxima importância. Irá sofrer muito cada vez que acontecer qualquer rompimento emocional, tanto com parceiros como familiares. É muito temperamental, e esse fato tem um impacto muito forte sobre o seu ambiente emocional. Superar a sua possessividade, que tem como base a dependência, e resistir à tendência de tornar os outros dependentes através de manipulação emocional e de superproteção, são passos essenciais para seu crescimento. Você tem uma alta sensibilidade e uma necessidade profunda de se sentir seguro e protegido. Cria laços estreitos com as pessoas de quem gosta, mas do mesmo modo ganha aversão instintiva a algumas pessoas. Os seus instintos e a sua intuição profissional são muito apurados. Possui sentimentos fortes e é uma pessoa muito carinhosa, e isso pode refletir-se no tipo de trabalho e profissão que irá escolher. É um bom e leal amigo e colega, pronto para dar o seu apoio, desde que a sua segurança não esteja ameaçada. É muito apegado ao que conquistou e, para poder realmente progredir, é importante desligar-se mais do passado. Tem, provavelmente, vocação para trabalho assistencial e para negócios ligados a segurança e a propriedades. Os negócios familiares podem igualmente ser atraentes para a sua personalidade.
Maternal, simpático, algumas vezes protetor, você simplesmente confia nos seus sentimentos mas fica, às vezes, apreensivo em relação a assuntos que estejam fora do seu controle.
As impressões dos seus sentidos são muito corretas, mas nem sempre você age baseado nelas. Sua mente é meditativa e suas reações são lentas e incertas. Sensível às influências do exterior, você capta as vibrações negativas dos outros; isso pode torná-lo temperamental e infeliz, se essas emoções invadirem os seus relacionamentos pessoais. Você esconde seus verdadeiros sentimentos e suas fortes emoções por baixo de uma rígida carapaça.
Você tem muita tendência para tranqüilidade e passividade, o que resulta num amor especial pelo lar e pela família; essa é a sua ligação básica. Tende mais para um amor suave, pacífico e romântico do que para uma grande paixão. Essa colocação da Lua indica um laço muito profundo e muito forte com a mãe. Se o cordão umbilical não for cortado em tempo, os relacionamentos podem se tornar problemáticos.
Você é muito intuitivo e demasiadamente sensível às influências externas; sente o ambiente, tanto consciente quanto inconscientemente, e muitas vezes é psíquico. Aceita imposições com facilidade, mas quando isso acontece sente um profundo ressentimento.
Gosta do seu lar, e sempre precisa ter uma base para se refugiar, mas você viaja freqüentemente e faz mudanças em sua vida. A sua natureza doméstica, protetora, o inclina a tomar conta dos outros, e você é muito compreensivo em relação aos sentimentos dos outros.
A Lua em Câncer é parcimoniosa, econômica e cuidados com relação a dinheiro e propriedades. Você não gosta de ver essas coisas sendo utilizadas de maneira errada ou desperdiçadas. Artístico, criativo e dramático, você tem um pendor natural para música, poesia e teatro. Seu amor pelo lar e pela família também pode se expressar como autêntico patriotismo.
No mapa de um homem, esse posicionamento da Lua pode ser um pouco emocionalmente sensível demais. Quando procura uma parceira, ele se sente atraído por uma mulher que é mais mãe do que companheira. A mulher com a Lua em Câncer magoa-se facilmente e tende a dominar a cena doméstica.
Os instintos e a intuição fazem parte da personalidade do indivíduo. Existe muita emotividade, donde uma resposta bastante maternal às situações pode ser esperada.
Este é o domicílio da Lua, assim, a pessoa que possui a Lua em Câncer será uma mãe (ou um pai) do tipo tradicional: afável, amável, acolhedora e carinhosa. É a mãe colo, a mãe útero, a mãe ideal. Mostra uma infância confortável, com boas condições no lar para o desenvolvimento da fase infantil. Em bom aspecto, esta Lua confere ao adulto o desenvolvimento sentimental e emocional ideal. É uma Lua fértil. Mas, se a Lua estiver afligida, a pessoa pode se tornar muito suscetível ao meio-ambiente, tendo medo, timidez, dificuldade de exprimir sentimentos e emoções, impressionabilidade e indolência. Terá dificuldade assim para enfrentar os desafios da vida `lá fora`. Aflita, esta Lua indica problemas domésticos e relativos à família e à mãe. Um carma feminino familiar. Causa problemas de estômago e digestivos. Precisa ser desenvolvido o sentimento de segurança proveniente do interior.

LUA EM LEÃO

Se você possui a Lua em Leão é merecedor de respeito e foi fortemente motivado para estar à altura das expectativas elevadas dos que o rodeiam. Geralmente possui maneiras encantadoras e sua natureza romântica o que pode provocar para você muito sofrimento nos seus relacionamentos afetivos, pois você dá excessiva importância a eles. Terá que aprender a lidar com as conseqüências dos seus envolvimentos românticos. É dotado de grande magnetismo pessoal e espera receber muita atenção. Mas, em seu caminho para a maturidade emocional, sua identidade será pisada com freqüência, ao mesmo tempo que, precisará usar cada vez mais energia para conquistar a constante admiração dos outros. É uma pessoa criativa, gosta de viver com conforto e dá muito importância a admiração dos outros. Os filhos tem grande importância em sua vida e trarão a alegria que para você é tão importante. Tem grande auto-estima, e isso se expressará de modo caloroso e natural no seu trato emocional com os outros. Por outro lado, tem um orgulho muito suscetível, e muito facilmente se sente ofendido quando supõe que está sendo maltratado ou desprezado. É divertido e charmoso em certas ocasiões, mas em outras mostra-se orgulhoso, exigente e possessivo. Nos negócios, é importante evitar os confrontos baseados em exibições de dignidade e orgulho. Nos assuntos profissionais e sociais, você será freqüentemente o centro das atenções e, quando adota o seu jeito mais brincalhão, cria uma atmosfera positiva. Tem atração para empreendimentos arriscados e criativos, em que possa exprimir a sua identidade.
Auto-suficiente e autoconfiante, você não interfere nas situações a não ser que esteja pessoalmente envolvido. Depois de ter decidido agir, ofende-se se alguém interfere ou critica. Você se liga emocionalmente a qualquer coisa que lhe pertença ou que tenha influência direta no seu ego.
Suas impressões sensoriais são bem desenvolvidas, e você é capaz de fazer avaliações rápidas e precisas dos outros e de suas motivações. Seu temperamento é ígneo, e você sabe colocar os outros no seu devido lugar.
Egocêntrico e um tanto pretensioso, você pode carecer de objetividade e ter um ponto fraco em sua perspectiva emocional. Para desfrutar verdadeiramente de um relacionamento, o seu coração precisa estar envolvido.
Geralmente você não é curioso, mas quando está motivado aprende de maneira rápida e precisa, embora todo o seu aprendizado seja colorido por seus sentimentos. Leão dá nobreza às emoções, mas essa colocação também torna difícil voltar atrás ou chegar a um acordo. Você é difícil de ser convencido, mas, quando abre sua mente e coração, aprende mais rápido que qualquer um.
Você tem necessidade de ser admirado e aplaudido. A despeito de sua lealdade básica, se não se sentir valorizado vai procurar aprovação e satisfação em outro lugar.
As pessoas com a Lua em Leão são sexualmente magnéticas e encantadoras, mas também podem ser dominadoras e arrogantes. No mapa de um homem, esse posicionamento torna-o romântico, divertido e sexy, ou pode dar-lhe a tendência a ser convencido, arrogante e dominador. Tanto os homens como as mulheres com essa colocação são atraentes e se sentem atraídos pelo sexo oposto. O homem vai procurar uma mulher de classe, entusiasmada e de bom gosto.
A Lua em Leão leva a posições de autoridade e liderança, que você aceita com seriedade e naturalmente. Você é ambicioso e preocupado com o seu status; deseja ter uma posição de destaque e receber aplausos. Tem uma honestidade franca e manifesta grande capacidade de organização; mas tome cuidado para que isso não se transforme em autoritarismo.
Você gosta de música, artes, luxo e crianças, e seu temperamento em geral é alegre e autoconfiante. Suas emoções são fortes e você dá afeto generosamente; em geral prefere os prazeres sofisticados.
Você vê sua mãe como uma forte personalidade que o dominou na juventude. Ela tentou transmitir-lhe sólidos valores morais e religiosos.
Dramaticidade nas situações emocionais. A pessoa costuma ser autosuficiente e autoconfiante, é dotada de impressões sensoriais bem desenvolvidas, e capaz de fazer avaliações rápidas e precisas dos outros e de suas motivações. Deve se acautelar contra o egocentrismo.
A pessoa com a Lua em Leão, se comportará como um líder, um rei, especialmente na expressão do Ego. Demostrará confiança em si, honradez, senso de justiça e magnanimidade. Tem aptidão pela liderança, pelo comando, e um temperamento artístico, dramático, teatral. Indica uma mãe `rainha`, não uma mãe/colo. A beleza e a vaidade podem ser fatores predominantes pois precisará estar sempre no centro das atenções, sempre no trono recebendo aplausos. Esta Lua é um tanto infantil, e, especialmente na mulher pode indicar que não terá mais que um filho, pois terá dificuldade de compartilhar o reinado. Afligida, esta Lua mostra fragilidade no Ego, na auto-imagem, já que na infância a pessoa pode ter sido excessivamente mimada e na fase adulta, chama atenção sobre si mesma de qualquer maneira. É suscetível, dramática e instável sentimentalmente. Precisará desenvolver a relação com os outros com mais generosidade deixando de se concentrar somente em si próprio/a.

LUA EM VIRGEM
Se você possui a Lua em Virgem tem fortes poderes analíticos e capacidade para trabalhar dura e eficientemente. Você é uma pessoa diligente e conscienciosa, com gosto pelo detalhe e habilidade para organizar a sua vida quotidiana. Pode ter propensão para a autocrítica, muitas vezes devido à atmosfera na qual foi criado e educado. Isso leva-o à tendência para se analisar a si próprio e aos outros e, desse modo, estará sempre consciente das imperfeições ao seu redor, muitas vezes de maneira exagerada. Não se sente bem com desordem e estará constantemente ocupado tentando criar um ambiente agradável e eficiente. Os parceiros se beneficiam em geral da sua natureza bondosa, interessada e prestativa. É preciso relaxar e evitar as críticas e a sua vida poderá ser melhor, aproveitando com mais calma os lados bons da existência. Atribui grande importância ao trabalho e a profissão, bem como às relações pessoais no seu ambiente de trabalho. Mudanças e flutuações nessa área poderão fazê-lo passar por várias experiências difíceis, e o sucesso só poderá vir da sua habilidade em aceitar o valor dos seus próprios esforços e das contribuições das outras pessoas. Sendo muito perfeccionista, sofre muito desgaste com trivialidades. No entanto, tem grande prazer em ajudar os outros a resolver os problemas que os afetam, e faz isso de maneira discreta e prestativa, sem exigir reconhecimento ou gratidão. Claro que essa atitude pode levar a decepções e muitas vezes sente que faz muito pelos outros e muito pouco por si mesmo. Será um bom aprendizado que você aprenda a diferenciar quando deve ou não ajudar.
Você reage ao estímulo e ao reconhecimento, e tem uma profunda ânsia de partilhar experiências e auto-realização com os outros. Entretanto, isso o torna emocionalmente demasiado ambicioso; pode dar-lhe a tendência para ditar o rumo de todos os seus relacionamentos. Você é insistente e pode mesmo ser petulante. É generoso com seu tempo e com seu serviço; deseja servir as pessoas, mas tem dificuldade para entender os sentimentos dos outros. Você quer o que quer e do jeito que quer.
Esse posicionamento da Lua enfatiza suas qualidades mentais, mas aqui as qualidades inquietas de Gêmeos são substituídas por firmeza e praticidade. Você não valoriza o conhecimento em si, mas o procura para poder usá-lo e aplicá-lo. Sua memória é excelente. Você analisa e critica cuidadosamente todas as impressões dos sentidos. Esta não é a posição mais sexual da Lua.
Você gosta de ciência e/ou do oculto. Pode ser clarividente ou psicométrico, e tem grandes capacidades intuitivas, se quiser desenvolvê-las.
Às vezes pode ser temperamental. Prefere sempre ser recompensado por sua capacidade mental e por sua fértil imaginação. Apesar da tendência virginiana para procurar defeitos e discutir, você aparenta ser tranqüilo, tímido e modesto. Embora seja basicamente certinho e conservador, suas inclinações religiosas são tolerantes. Com essa Lua mutável, você tem muitos conhecidos, muda freqüentemente a sua vida e faz numerosas pequenas viagens. Você é um excelente professor. Não faz perguntas pessoais a não ser que seja necessário, e sua curiosidade só vem à tona em relação a trabalho e questões práticas. Interessa-se por dieta, saúde e higiene, tendendo a se preocupar e desenvolver nervosismo; como resultado, sua digestão pode ser prejudicada. Muitas vezes se dá a isso o nome de “Lua da caixa de remédios”.
Você é perspicaz, com bom tino comercial e meticulosamente detalhista. Pode sair-se muito bem na psicanálise ou qualquer tipo de diagnóstico. Tente neutralizar o excesso de detalhismo ou a falta de autoconfiança.
Esse posicionamento da Lua no mapa e uma mulher muitas vezes indica insegurança emocional, que se expressa como falta de calor e, às vezes, como inibição. No mapa de um homem, atrai um parceira desprendida, não-possessiva, pois ele não deseja que lhe sejam feitas exigências emocionais.
Avaliação crítica das situações, com reações práticas e lógicas. Perspicaz e com capacidade de argumentação. Costuma racionalizar suas emoções e reprimir a extravagância.
Esta Lua indica uma pessoa com grande capacidade de memorizar, e aptidão para os estudos científicos e analíticos. Tem aptidão para os escritos e para a literatura. A humildade e a modéstia podem estar entre suas qualidades, assim como a capacidade de servir, de trabalhar ao serviço dos outros. Pode indicar uma mãe doméstica, simples e trabalhadora, preocupada com a ordem, e uma infância simples e humilde. Muitas vezes esta Lua é ligada ao ensino primário, ou aos empregos públicos. Se em mau aspecto, esta Lua indica uma preocupação excessiva com higiene e saúde, com ordem e limpeza, e uma certa hipocondria. A inquietação interior pode se exteriorizar como frieza sentimental, timidez excessiva e atitudes submissas. Esta não é uma Lua fértil e indica dificuldades para a concepção. Pode indicar também inúmeros empregos durante a vida, sempre a serviço dos outros e pouco poder de liderança.

LUA EM LIBRA
Se você possui a Lua em Libra terá grande satisfação de estar entre amigos ou em segurança entre sócios. Está disposto a fazer concessões e tomar compromissos importantes, desde que seja para assegurar que tudo funcione com perfeição na área das relações pessoais e de trabalho. A injustiça causa indignação, e você se preocupa muito em ser honesto e correto. Gosta de agradar e evita atritos, brigas e discussões. É muito romântico e envolve-se tanto emocionalmente que poderá cometer qualquer loucura por amor. É preciso aprender a conviver com momentos de tensão, e que o obrigarão a tomar medidas e posições firmes que contrariam outras pessoas. Você freqüentemente traz a atmosfera de paz e harmonia para sua casa, sua vida de família, trabalho e amigos. Se preocupa muito com as causas sociais e retira grande prazer dos seus relacionamentos pessoais. Na profissão e no trabalho tem tendência natural para a diplomacia, o que pode significar que se dará muito bem em profissões em que os relacionamentos interpessoais sejam importantes. É uma pessoa de gosto refinado e não se sentirá bem em ambientes que não sejam refinados e harmoniosos. A sua necessidade de criar harmonia e bem-estar pode dificultar o seu poder de tomar decisão e iniciativa.
Você vê a vida como uma maneira de se autoconhecer através do ensaio e erro. Procura partilhar a experiência em todas as ocasiões, e tem um sentimento natural, charmoso, afável e impessoal em relação à humanidade. Sente profunda necessidade de que os outros gostem de você; sua conduta é naturalmente cortês, encantadora e diplomática. Seu bem-estar emocional depende da aprovação dos outros, daí seu desejo de agradar. Você tende a viver o momento presente e tem seus altos e baixos de acordo com as mudanças dos acontecimentos. É amistoso, desembaraçado e popular, mas se usar negativamente essa posição lunar pode ser caprichoso, inconstante e crítico. Como você se desarma facilmente diante do elogio, precisa conscientemente desenvolver a autoconfiança e aprender a dizer não. Você precisa refrear sua tendência à preguiça e à paquera.
Suas impressões sensoriais são esteticamente fortes; você tem necessidade de dedicar-se à perfeição. Como Virgem, você vivencia as sensações através da mente, e avalia os fatos, mas não os critica ou analisa. A qualidade aérea de Libra carece da aplicação prática que vemos no signo de terra de Virgem. A mente de libra é mais contemplativa; você tem idéias grandiosas, mas nem sempre as transforma em realidade. Para você, o julgamento é mais importante que a execução.
A decisão geralmente não é uma qualidade marcante com esse posicionamento, mas a sua cordialidade enganadora esconde uma grande força. Você gosta de música, poesia e artes. Embora tenha alguma aptidão nessas áreas, em geral é mais um apreciador que um executante.
Afetuoso e de boa índole, é muito requisitado socialmente. As pessoas à sua volta o influenciam, e sua vida amorosa depende muito de quanto você é apreciado. Para você, os parceiros são importantes, já que trabalha melhor em conjunto com os outros e por depender de suas reações.
O homem com a Lua em Libra procura uma parceira refinada, sociável e amante do prazer, que seja atraente, bem arrumada e inteligente. A mulher com essa posição da Lua é sociável, boa anfitriã e gosta de ambientes, decoração e roupas bonitas.
A seus olhos, sua mãe deu muita atenção às suas maneiras e à sua conduta em geral, e tentou motivá-lo a apreciar a beleza nas artes e na natureza.
Existe uma necessidade prematura de contrair uniões, pela dependência emocional que desenvolve com relação ao outro. É marcada pela indecisão e pelo medo de não agradar, gerando uma insegurança básica e excesso de preocupação com o lado mais superficial da vida.
Você vê a vida como uma maneira de se auto-conhecer através do ensaio e erro. Procura partilhar a experiência em todas as ocasiões, e tem um sentimento natural, charmoso, afável e impessoal em relação à humanidade. Sente profunda necessidade de que os outros gostem de você; sua conduta é naturalmente cortês, encantadora e diplomática. Seu bem-estar emocional depende da aprovação dos outros, daí seu desejo de agradar. Você tende a viver o momento presente e tem seus altos e baixos de acordo com as mudanças dos acontecimentos. É amistosa, desembaraçada e popular, mas se usar negativamente essa posição lunar pode ser caprichosa, inconstante e crítica. Como você se desarma facilmente diante do elogio, precisa conscientemente desenvolver a autoconfiança e aprender a dizer não. Você precisa refrear sua tendência à preguiça e à paquera.
Suas impressões sensoriais são esteticamente fortes; você tem necessidade de dedicar-se à perfeição. Como Virgem, você vivencia as sensações através da mente, e avalia os fatos, mas não os critica ou analisa. A qualidade aérea de Libra carece da aplicação prática que vemos no signo de terra de Virgem. A mente de libra é mais contemplativa; você tem idéias grandiosas, mas nem sempre as transforma em realidade. Para você, o julgamento é mais importante que a execução.
A decisão geralmente não é uma qualidade marcante com esse posicionamento, mas a sua cordialidade enganadora esconde uma grande força. Você gosta de música, poesia e artes. Embora tenha alguma aptidão nessas áreas, em geral é mais um apreciador que um executante.
Afetuosa e de boa índole, é muito requisitada socialmente. As pessoas à sua volta a influenciam, e sua vida amorosa depende muito de quanto você é apreciada. Para você, os parceiros são importantes, já que trabalha melhor em conjunto com os outros e por depender de suas reações.
A mulher com essa posição da Lua é sociável, boa anfitriã e gosta de ambientes, decoração e roupas bonitas.
A seus olhos, sua mãe deu muita atenção às suas maneiras e à sua conduta em geral, e tentou motivá-lo a apreciar a beleza nas artes e na natureza.
Existe uma necessidade prematura de contrair uniões, pela dependência emocional que desenvolve com relação ao outro. É marcada pela indecisão e pelo medo de não agradar, gerando uma insegurança básica e excesso de preocupação com o lado mais superficial da vida.
Tem um talento especial para ajudar aos outros sanar suas problemáticas, pois consegue analisar os dois lados de uma situação com muita clareza.
Num relacionamento você tende a concentrar-se no que incomoda seu parceiro, pois são esses problemas que provavelmente compõe os impasses.
Você improvisa lugares com beleza e harmonia.
Confere sociabilidade e popularidade, atração pela vida social, aptidões artísticas e musicais. A pessoa com a Lua em Balança é refinada e possui senso estético. Na mulher de forma especial, (mas também no homem muitas vezes) esta Lua confere elegância e porte, assim como bom gosto no vestir e um refinamento natural. A memória é hábil e o raciocínio habilidoso. A pessoa dá muita importância ao casamento, procurando constantemente o `par ideal`, já que não consegue viver com a sua `cara metade`. Em seu lado negativo, esta Lua pode indicar inconstância no campo sentimental, infidelidade e relações íntimas numerosas, assim como uma importância demasiada dada à opinião dos outros e da sociedade. Em maus aspectos esta Lua causa problemas no casamento e nas sociedades eventuais, assim como maledicências e fofocas por causa de comportamento leviano.

LUA EM ESCORPIÃO
Se você possui a Lua em Escorpião é muito vulnerável emocionalmente. Protege intensamente, muitas vezes de forma inconsciente, as coisas que preza, de maneira bastante possessiva. Qualquer sentimento de insegurança provoca fortes emoções defensivas, ciúme e ansiedade. Confiança é para você um ingrediente essencial nos relacionamentos emocionais e é somente quando se sente completamente seguro que pode finalmente tomar um compromisso nessa área, por ser tão exigente considera para toda a vida os laços criados. Terá que desenvolver uma atitude menos firme e crítica os outros emocionalmente, é como se possuísse uma antena que capta as mais sensíveis emoções dos que o rodeiam. É difícil esconder um segredo de você, que além disso tem o poder de influenciar as outras pessoas, pois possui uma poderosa força magnética de atração. Procure não deixar esta qualidade se manifestar como uma tendência para manipular os outros. Você é muito exato na sua intuição a respeito das outras pessoas e por vezes é demasiado franco a expressar o que sente.
Suas emoções são intensas e muitas vezes se baseiam num desejo poderoso. Você é impaciente, temperamental e mesmo dado à meditação. Ofende-se facilmente e pode tornar-se ciumento, rancoroso e vingativo. Muitas vezes você julga os outros demasiado rapidamente e sente necessidade de dominá-lo através de meios sutis.
Você não tolera que os outros interfiram em seus objetivos ou se oponham a eles, mas freqüentemente sacrifica muita coisa por bondade. Você tem capacidade executiva, é cheio de recursos e empreendedor. Embora seja brusco e impulsivo, tem autoconfiança e capacidade de chegar ao sucesso. Geralmente consegue o que quer; entretanto, pode achar que obteve uma vitória sem qualquer valor.
Por ser tão ciumento e possessivo, esse posicionamento da Lua não promete um casamento harmonioso. A vontade de dominar muitas vezes se reflete no relacionamento com os filhos; isso pode ser resultado da dominação de um dos genitores, ou da sublimação, em geral da mãe. Com esse posicionamento lunar, a mãe pode ser demasiadamente possessiva e ter dificuldade em proporcionar liberdade ao filho, principalmente se for menino.
Você se concentra emocionalmente na realização e na fruição de qualquer projeto — e, quando está absorto, pode parecer lhe faltar simpatia. Sua personalidade é profunda e você tem aguda percepção dos outros, muitas vezes gosta de investigar áreas profundas e desconhecidas.
Você considera os sentidos como instrumentos de prazer e não de conhecimento, reagindo intensa e apaixonadamente à vida e ao sexo. Sua capacidade de observação é ilimitada. Muitas vezes a sua força de vontade é latente, mas quando você a usa, é para o aperfeiçoamento da humanidade.
O uso negativo da Lua em Escorpião pode levar ao excesso sexual, à inibição, à perversão ou ao alcoolismo. Sua maior necessidade é aprender a perdoar e esquecer. Você precisa aprender a lidar com seus sentimentos fortes e profundos. Como seus sentidos são tão importantes, deveria dar mais atenção a eles.
No mapa de uma mulher, a Lua em Escorpião pode indicar promiscuidade sexual, auto-indulgência e problemas de família. Um homem com esse posicionamento procura uma parceira sensual, porém suficientemente gentil para que ele possa possuí-la e usá-la. Reservado e calado, precisa de uma parceira intuitiva que consiga sentir seu estado de espírito.
Dotada de intensas emoções e um poderoso desejo, onde ciúmes, rancor, manipulação, possessividade e vingança não deveriam ser descartados.Entretanto, costuma ser capaz de grandes sacrifícios por amor
O caráter da pessoa com a Lua em Escorpião pode ser brusco e temperamental, mas a pessoa é corajosa, determinada e independente, com uma natureza que não se deixa intimidar por nada. Tem capacidade de enfrentar situações difíceis e perigosas com coragem, energia e engenhosidade e possui capacidades de liderança. Pode ter atração pelo oculto, pelo paranormal, pelo metafísico. Para a mulher é índice de fertilidade, inclusive múltipla. Em seu lado negativo, esta Lua predispões a paixões e excessos sexuais (sado-masoquismo por exemplo), e predispões as mulheres aos abortos ou a perigos durante o parto. Em mau aspecto, esta Lua predispõe a pessoa a sofrer inimizades especialmente se ela estiver envolvida em ambientes políticos ou coletivos, já que ela tende a ser radical em suas opiniões e atitudes. É muitas vezes manipuladora e controlador, e está sempre `maquinando` uma estratégia afim de obter os resultados desejados.

LUA EM SAGITÁRIO
Se você possui a Lua em Sagitário ama a liberdade e não aceita qualquer tipo de limitação emocional nos seus relacionamentos pessoais. É inspirado pelos horizontes vastos e, por isso, viajar faz tanto bem a você., que adora entrar em contato com diferentes culturas e maneiras de pensar. Muitas vezes, morar longe do local que nasceu será uma grande ansiedade para você. Você irá sofrer toda vez que sentir sua liberdade sendo reprimida ou limitada. Ficará em dúvida entre a necessidade de formar relacionamentos estáveis ou manter sua natural liberdade. Poderá sentir também quando tiver que deixar para trás as suas antigas crenças e convicções, como é absolutamente certo que ocorrerá. Você precisa de ligações ou parcerias intelectualmente estimulantes, mas tudo funcionaria melhor se evitasse discussões muito acaloradas. Profissionalmente, você precisa de uma vida de trabalho que lhe proporcione muita liberdade e a oportunidade de expandir os seus horizontes, principalmente se isso significar ter de fazer viagens internacionais. É um indivíduo com muitos interesses culturais. O trabalho repetitivo aborrece-o. Você é uma pessoa de convivência excitante e sabe criar uma atmosfera intelectualmente estimulante, com a sua maneira direta e sem reservas de dizer as coisas. Porém, é importante que tenha consciência de que é bastante indiferente à sensibilidade das outras pessoas. Falta-lhe um pouco de tacto. Tem sede de conhecimento e de entendimento e prospera em ambientes intelectualmente enriquecedores. É muito capaz de protestos furiosos, a injustiça desperta-lhe paixões veementes e você corre em defesa dos mais fracos e oprimidos.
Socialmente, você é ingênuo e desconhece totalmente diferenças verdadeiras entre os seres humanos. Reage aos outros como se fossem parte de você; a sua tendência é misturar-se e fundir-se com os outros.
Você precisa, e quer, fazer tudo com todos, e é aberto e amistoso como um cãozinho. Tem um agudo senso profético e inspiracional. Está sempre em busca de alguma coisa, inquieto e muitas vezes sem persistência.
Suas impressões sensoriais são nítidas e mais precisas do que em quase qualquer outro signo; assim, seu julgamento é perspicaz. Mas você precisa aprender a pensar antes de falar.
A sua mente não gosta de confusão e rejeita qualquer coisa que seja irrelevante em relação ao que está em causa. Mas, quando você se concentra, é sobre uma única cosia, a ponto de parecer ter uma mente estreita. Agitado, mental e fisicamente, precisa de atividade e exercício físico. Tem necessidade de andar em liberdade e gosta de esportes, participando ou assistindo.
Suas tendências para o psíquico e oculto são fortes, e você é mais sensível do que faz supor sua atitude livre e vigorosa. É um professor ou um pregador nato, com talento para religião, filosofia, poesia e música. Gosta de ajudar os outros.
Você tem um alto grau de independência, necessidade de liberdade e uma tendência a ser um pouco brusco. Precisa contrabalançar o descuido e a negligência com tato e consideração.
A Lua em Sagitário no mapa de um homem pode indicar casamento tardio, celibato ou que ele é um galanteador. Também pode significar a calvície precoce. No mapa de uma mulher, pode torná-la demasiado independente ou até libertina.
A sua mãe — ou assim lhe parece — vivia sua própria vida e o deixava bastante por sua conta, mas proporcionava generosamente o que achava que você precisava.
A ingenuidade marca essa Lua inquieta que precisa aprender a pensar antes de falar. Muita agitação física e mental que fazem com que por vezes seja demasiado brusca e pareça minimizar as opiniões das pessoas
Esta Lua confere um espírito aventureiro e a necessidade de vida ao ar livre, prática de exercícios físicos como esporte, dança, equitação ou caça. A pessoa tem atração pelas grandes viagens, especialmente para conhecer os outros países e fazer contato com outras pessoas. Esta é uma Lua expansiva e alegre, otimista e `espaçosa`, sempre com sorriso nos lábios. Mas pode ser excessivamente emotiva e exagerada se a Lua estiver em mau aspecto. Assim, ela terá tendência à rebeldia, correndo riscos excessivos e cometendo imprudências desnecessárias. O gosto pela aventura pode predispor a acidentes que poderiam ser evitados, já que a pessoa `não para quieta` e está sempre buscando novos horizontes. A instabilidade e exagero emocional causa instabilidade inclusive de ordem sentimental, assim a pessoa vai sempre em busca de novas conquistas, se entusiasmando facilmente e perdendo o estímulo assim que outra conquista aparece.

LUA EM CAPRICÓRNIO
Se você possui a Lua em Capricórnio provavelmente já nasceu sério. São pessoas com tendência para parecer mais maduras do que a sua idade justifica. Geralmente foi profundamente afetado pelas experiências da infância e é muito provável que desde cedo tenha assumido responsabilidades. Está sempre disposto a desempenhar um papel maduro na sociedade o que o leva a ter dificuldade em ser, mais vezes, despreocupado e gozar a vida. Tem sentimentos profundos, mas tem dificuldade em expressar esses sentimentos. Terá que aprender a expressar e deixar transparecer a sua vulnerabilidade e suas emoções. Você se esforça muito para fazer os relacionamentos darem certo, tem um senso de responsabilidade de família e é muito sincero nos seus sentimentos. Você foi instruído para ter sempre um objetivo em mente, e possui uma forte necessidade de se afirmar diante do mundo. No trabalho possui a persistência e a ambição necessária para alcançar o sucesso. É preciso aprender a relaxar. Você leva os outros a sério e é respeitado por isso. Também exige mais de si do que dos outros e isso significa que, provavelmente, irá conseguir chegar a muitas das metas que ambiciona, graças ao seu esforço.
Você quer ser conhecido com alguém poderoso e importante. Emocionalmente, é supersensível, e ao mesmo tempo crítico dos outros; entretanto, é incansável e ponderado quando está interessado e envolvido.
A Lua está em detrimento em Capricórnio, em oposição ao caloroso e protetor Câncer. Essa posição lunar enfatiza a frieza e a reserva. Você é tímido e inseguro quanto ao próprio valor: tem muitos temores subconscientes, e pode ser demasiado sensível à falta de consideração real ou imaginária. Você procura se justificar agindo com dignidade pessoal e através da sua grande ambição de sucesso. Assim, não é autenticamente simpático nem muito emotivo.
A sua mente reage rapidamente às impressões sensoriais, porem freqüentemente com raiva ou antagonismo. Essa posição tem produzido pessoas com idéias ou causas fanáticas ou obsessivas (Napoleão, Hitler).
A combinação de Saturno, regente de Capricórnio, com a lua pode se manifestar numa tendência mórbida e melancólica à meditação, mas também pode levar à popularidade e mesmo à fama.
Esta posição da lua, mais do que qualquer outra, vai reagir ao resto do mapa. O sentimento pé-no-chão da lua em Capricórnio vai captar o melhor de um mapa com aspectos favoráveis, ou o pior se houver muitos desafios. Bem aspectada, favorece a liderança e a capacidade administrativa. Os aspectos desfavoráveis muitas vezes provocam a falta de energia criativa, embora a ambição seja poderosa. Se você não aprender a lidar com esta posição, pode ter uma tendência ao alcoolismo, se entregar à cobiça ou ao desejo calculista de chegar ao poder a qualquer custo, sem se preocupar com ninguém. Você faz inimigos com facilidade, quer mereça, quer não, o que pode trazer problemas à sua reputação.
A Lua em Capricórnio indica forte influência parental. A sua mãe foi bastante tradicional e conservadora na sua criação. Ela era prática e eficiente, embora sociável, e o estimulou no sentido de ter sucesso em todos os seus empreendimentos.
Você é cauteloso no que se refere a dinheiro, tem senso comum e praticidade. Esses traços podem se tornar exagerados, inclinado ao excesso de cautela, à melancolia e à austeridade. Você precisa cultivar o calor e a ternura, e aprender que dar livremente, sem pedir nada em troca, pode ser mais gratificante que fazer exigências interesseiras aos outros. No trabalho, você demonstra aplicação; assume a responsabilidade e pode chegar a um alto cargo através do seu esforço persistente.
As mulheres com a Lua em Capricórnio tendem a ficar tristes e achar que “ninguém no mundo gosta de mim”. O homem com essa posição lunar procura uma parceira que possa ajudá-lo em suas ambições sociais, dirigir um lar confortável e controlar o talão de cheques da família.
Marcada pela hipersensibilidade emocional, essa Lua quer ser alguém poderoso, importante e inabalável. São grandes os medos inconscientes, especialmente em decorrência do sentimento de ser pouco considerado pelos demais.
Esta é uma Lua que confere timidez e melancolia, uma certa reserva no campo sentimental e emotivo. Se mulher, ela terá dificuldades para engravidar ou terá filhos na idade madura. Se homem, buscará uma esposa do tipo tradicional, reservada e `do lar`. A pessoa com a Lua em Capricórnio pode se sentir atraída pela política e conseguir uma boa popularidade, alcançando postos elevados. A ambição e a grande aptidão para o trabalho também são características desta Lua. Em mau aspecto, ou aflita, esta Lua pode predispor à maledicências, preocupações e instabilidades na carreira, restrições e impopularidade. A pessoa é fria nos sentimentos e tem dificuldade de exprimir as emoções. Para a mulher é indício de dificuldades para ter filhos e preocupações com o lar e com a família pela qual terá responsabilidade. Para o homem, predispõe, ao longo da vida, a situações e mudanças desfavoráveis em sua carreira e no emprego.

LUA EM AQUÁRIO
Se você possui a Lua em Aquário possui padrões pouco comuns, inclusive no que diz respeito aos relacionamentos amorosos, familiares e as amizades. Aprendeu, desde cedo, a dar valor a independência e prefere os relacionamentos baseados na igualdade e na comunhão de interesses. Busca relacionamentos caracterizados por princípios intelectuais de igualdade ou de liberação, o que pode muitas vezes ocultar uma insegurança em criar laços ou relacionamentos mais estáveis. Geralmente a relação que manteve com sua mãe deve ter sido muito estreita e afetuosa. Como muitos dos vínculos mais importantes da sua vida são com bons amigos ou com grupos, alguns dos maiores problemas ou dificuldades são por si experimentados quando tais ligações são rompidas ou entram em conflito com as relações amorosas. Você é uma pessoa com grande consciência social, fortemente motivada a criar coesão dentro de grupos., mas pode sentir-se se marginalizado no que diz respeito aos seus relacionamentos. Tem um gosto especial por ambientes diferentes e modernos e formas de vida alternativas, na verdade você gosta de ser diferente. Isso torna atraentes os ambientes estranhos ou os estilos de vida experimentais. Possui amistosidade natural, profundo compromisso social e consciência de grupo, o que facilita trabalhar com pessoas que se movem nos limites da sociedade. Tem uma intuição notável e pode ter habilidade para profissões pouco convencionais.
Você considera a experiência o seu campo de provas. Reage a tudo num nível utilitarista e ao mesmo tempo idealista. Para você, é muito importante descarregar, já que tende a se sobrecarregar emocionalmente. Precisa de uma causa ou um projeto onde descarregar a tensão, de outra forma você fica frustrado. Isso pode levar a uma busca e peregrinação incansável, ou à iluminação espiritual.
Suas impressões sensoriais são rápidas, e sua mente e suas emoções reagem juntas; assim, você dispõe de clareza e envolvimento mentais. A sua mistura de instintos religiosos, humanitários, sexuais e científicos é boa.
Você tem uma qualidade universal e está à frente do seu tempo. É um amigo encantador e bom companheiro, e um conversador interessante. As mulheres com a Lua em Aquário podem tornar-se demasiado excêntricas e experimentais, e os dois sexos precisam evitar serem muito impessoais ou distantes. Um homem com a lua em Aquário procura uma parceira mais ou menos liberada, principalmente em questões sexuais.
Você pode ter uma inclinação para a política, a educação ou assuntos fora do comum, tais como a astrologia e o oculto. É possível que demonstre originalidade, engenhosidade, inventividade e capacidade científica. Sua imaginação é fértil, e você tem muita energia criativa; se não se cuidar, o seu excesso de energia emocional pode prejudicar o seu sistema nervoso. Você é um aglutinador nato, principalmente em torno de uma causa.
Você prefere o inconvencional e valoriza a sua independência pessoal. É idealista e tolerante mas, por trás de seu exterior amistoso e extrovertido, pode haver bastante egoísmo. Você precisa controlar conscientemente o comportamento errático, a frieza e a imprevisibilidade. A educação ética e os padrões morais aprendidos na infância terão bons resultados.
Esse posicionamento da Lua dá muita ênfase à amizade, ao humanitarismo e à gentileza. A sua necessidade de independência emocional pode levar à solidão e à dificuldade nos relacionamentos emocionais; é possível que você os afaste com aparente indiferença. A sua natureza emocional pode ser fria porque você não entende as necessidades emocionais dos demais. Age de maneira calorosa e amistosa mas não particularmente íntima, sugestiva ou perspicaz.
Você vê sua mãe como amiga e companheira. Ela o educou para ser independente; é humanitária e seu comportamento geral não é rotineiro.
Independente emocionalmente, pode até ser inconvencional em suas atitudes. O egoísmo por vezes é uma marca forte apesar da aparência amistosa. Um dos riscos que corre é a solidão emocional e dificuldades nos relacionamentos por não entender a necessidade emocional dos demais.
A pessoa com esta Lua é sociável, amável, adora os amigos e é muito popular. Possui muita imaginação, uma mente alerta e intuitiva, com facilidade de assimilação. Possui atração pela aviação, pelo ritmo, pela eletro-eletrônica, e terá ocupações ligadas à vanguarda, ao design, não raramente sendo pioneira em seu meio. Pode se ligar a movimentos humanitários com boa chance de sucesso. Para a mulher este é um indicio também de originalidade no comportamento mas pode indicar, quando a Lua estiver aflita, dificuldades para ter filhos, predisposição aos abortos espontâneos. Se a Lua estiver aflita, a pessoa será excêntrica, rebelde, sendo sempre `do contra`, se envolvendo com ações extremadas, de rebeldia, como aquelas ligadas a sindicatos, ONGs, e partidos de extrema esquerda. As mudanças bruscas no humor também são uma características do mau aspecto, assim como as inúmeras mudança de casa, de ocupação e até de país.

LUA EM PEIXES
Se você possui a Lua em Peixes é sensível ao extremo à atmosfera emocional que o rodeia. A tristeza é uma das suas características e é suscetível a mudança de humores constantes. Tem o poder de absorver e refletir as vibrações dos outros, por isso é importante ser discriminatório no que diz respeito às suas companhias e à sua atividade. É preciso aprender a ser cauteloso e a estar alerta quanto às suas próprias mudanças de disposição, uma vez que elas se desencadeiam ao menor estímulo. Cultivando uma atitude positiva no campo emocional, poderá evitar os estados de energia negativa que o fazem sentir-se impotente diante da adversidade. Quanto aos seus relacionamentos, tente não sofrer com toda e qualquer situação criada, procure manter uma visão otimista. Com a sua maneira de ser naturalmente compassiva e a sua compreensão, pode obter sucesso em áreas criativas ou trabalhando com pessoas que precisem de verdadeira ajuda emocional. Você está sintonizado com os estados sensoriais de que as outras pessoas não têm consciência, das forças ocultas da vida, nas relações humanas e na natureza. Não é particularmente motivado por prestígio pessoal nem por tentações materiais e pode estar muito disposto a sacrificar o seu conforto em benefício dos outros. Mas tem que se precaver contra o sentimento negativo de que tudo está se voltando contra você. Tem dificuldade em definir os limites para o que pode ou deve fazer pelos outros.
Você é muito suscetível às profundidades da experiência humana, é compreensivo e afetuoso em relação a todas as pessoas. Emocionalmente, é ingênuo e continuamente deixa de ver as falhas e deficiências dos outros. Entretanto, pode ser magoado com facilidade, e tende a chorar ou ter pena de si pelo menor motivo.
Não gosta de enfrentar os fatos fria e objetivamente, e seus relacionamentos vão ser prejudicados por causa da sensibilidade de suas emoções. Às vezes, pode carecer de humor e de senso comum, e ficar como o proverbial russo, que adora ficar triste.
Seus sentidos podem enganá-lo por causa de seu romantismo e otimismo superdesenvolvidos; você usa as autênticas lentes cor-de-rosa. Como quer acreditar no melhor a respeito de todas as coisas, a verdade e a realidade o perturbam. Geralmente tem talento musical, poético e artístico.
Dependendo dos aspectos, esta pode ser a melhor ou a pior posição da Lua. Se o posicionamento for favorável, proporciona a visão realista; se for desfavorável, pode causar total ilusão ou desilusão. Você é calmo, introvertido, afável e simpático com os desfavorecidos. É gentil, às vezes bonachão, irrealista e sonhador. Muda de idéia com freqüência; assim, pode ser difícil confiar em você, que se desencoraja e se deprime com facilidade.
Essa é a posição mais psíquica da Lua, embora possa haver sofrimento e muitos obstáculos no caminho para atingir seus objetivos. Você precisa se sentir amparado e amado, e gosta de ter beleza, harmonia e conforto à sua volta, pois sofre em ambiente adversos.
No mapa de uma mulher, o excesso emocional pode causar problemas de saúde. Uma mulher com esse posicionamento lunar pode casar tarde. Essa posição muitas vezes contribui para um silencioso magnetismo que atrai os homens.
Um homem com a Lua em Peixes necessita de uma parceira devotada, afetuosa e simpática, que provavelmente terá uma influência forte e indispensável em sua vida privada, mas não necessariamente em sua carreira.
Você vê a sua mãe como uma pessoa simpática, mas talvez demasiadamente envolvida com sua própria vida. Nem sempre você a enxerga com clareza, às vezes supervalorizando-a e às vezes subestimando-a.
Existe muito romantismo, o que dificulta os relacionamentos pela dificuldade em encarar os fatos de forma fria e objetiva. Este posicionamento torna a pessoa muito suscetível às profundidades da experiência humana.
O caráter da pessoa que possui a Lua neste signo é receptivo e imaginativo, sonhador, impressionável e terá aptidões mediúnicas, tendo atração pelo místico, pelo esotérico e pelo oculto. A pessoa é sentimental, e tem compaixão daqueles que sofrem, e poderá se dedicar à obras caridosas, seja com pessoas que com animais. Terá sucesso com hotelaria, bares e restaurantes, assim como com ocupações ligadas ao mar. Poderá usar seus dons em ocupações ligadas ao imaginário, como o teatro, o cinema e a fotografia. Para a mulher é um índice de alta fertilidade. Os maus aspectos da Lua causam excesso de sentimentalismo e impressionabilidade, dificuldades de ação e propensão para o alcoolismo e para as drogas em geral. O excesso de misticismo causa superstição e a mediunidade espontânea pode causar atrasos e dificuldades ao longo da vida. A imaginação doentia pode até mesmo levar à depressões, medos inconscientes, dificuldades de se firmar `com os pés no chão, impedindo o sucesso material.

Nenhum comentário: