domingo, 15 de junho de 2008

Ascendant



CONCEITO ASCENDÊNCIA
O Signo Ascendente é determinado pelo signo que se encontra na linha do horizonte no momento exato do nascimento da pessoa.
Existem 12 casas no circulo zodiacal e 24 horas num dia. Isto quer dizer que o Sol precisa de duas horas aproximadamente para percorrer uma casa ou signo solar. Normalmente o Sol se encontra na linha do horizonte (Ascendente) por volta das 6 horas da manhã, e deverá estar no Meio do Céu ao meio dia assim como no poente por volta das 18 horas. Porém, este horário deve ser determinado com exatidão, já que isto depende também da latitude e da longitude do local do nascimento, e, é claro do dia do ano. De fato, a latitude e longitude onde a pessoa nasce são determinantes para se encontrar o Ascendente com exatidão. Uma pessoa nascida no Rio de Janeiro não terá o mesmo ascendente de outra nascida em Milão, no mesmo dia e horário, porque as duas cidades possuem latitudes e longitudes diferentes.
Grosseiramente falando, uma pessoa que nasceu no signo de Áries, aproximadamente entre 6 e 8 horas da manhã, no Brasil, terá o Ascendente também em Áries, já que o Sol, no momento do nascimento, estava começando a se levantar na linha do horizonte. Se tivesse nascido ao meio dia, provavelmente teria o Ascendente em Câncer.
No entanto, a mudança na latitude e longitude, o fato de ser inverno ou verão, modifica este horário, já que as horas noturnas são mais longas no inverno e as horas diurnas são mais longas no verão. Especialmente se pensarmos em latitudes elevadas, onde fica a maioria dos países do hemisfério norte, ou muito ao Sul, onde fica o Sul do Brasil e a Argentina, por exemplo.
Não podemos então dividir com exatidão as Casas Astrológicas a não ser através de cálculos específicos destinados a determinar onde o Sol se encontrava (grau exato) no momento do nascimento da pessoa.
O Signo Ascendente, antes de tudo, rege o corpo físico da pessoa e influencia a sua personalidade. Na palavra personalidades têm a raiz persona, que pode significar também personagem. Desta feita o Ascendente influenciará a personalidade 'aparente' da pessoa, o seu modo de agir, as respostas e necessidades de seu corpo físico, se misturando com as influências do Signo Solar.
Muitas pessoas me perguntam se é verdade que as pessoas se parecem mais com o Ascendente após os 30-35 anos. Eu acho isto uma besteira! Porém devemos considerar que se nós 'vestimos uma personagem' todos os dias, anos a fio, é normal que a partir de um determinado momento acabemos nos confundido com esta personagem. Além disso, o corpo físico acabará determinando algumas de nossas atitudes e de nossas doenças, daí a identidade cada vez maior com ele com a idade, já que é esta persona que vemos no espelho e que carregamos por aí todos os dias, e é do corpo físico que depende nossa atitude no dia a dia.
Outra coisa importante a considerar é se esta persona se confunde, ou melhor, dizer se harmoniza com as características indicadas pelo signo Solar. Muitas vezes estes signos não são compatíveis ou harmônicos entre si, formando particularidades dissonantes, onde a personalidade desdobra-se em múltiplas facetas.
A chave da personalidade na análise do astrólogo não para por aí. Ele precisa determinar com exatidão também os planetas envolvidos, pois o planeta regente do Ascendente ou o planeta (ou planetas) presente na primeira casa são normalmente ainda mais determinantes no desenvolvimento desta personalidade exterior.
O planeta é o 'ator' e a casa onde ele atua "o cenário". O ator pode levar sua personagem para outra casa zodiacal, ou outro cenário, e então seguramente ele atuará de forma diferente. Digamos que, se Hamlet sair do sombrio castelo dos pais na Dinamarca e for viver o seu drama numa casa da praia, ele continuará sendo o mesmo Hamlet, com o mesmo drama a resolver, mas perderá muitas características sombrias conferidas pelo local onde o drama se desenvolve.
Da mesma forma, os planetas também mudam a sua influência dependendo das casas zodiacais onde eles se encontram. Muitas tabelas são oferecidas por revistas especializadas para determinar o signo Ascendente, mas elas oferecem uma elevada margem de erro exatamente por não poderem determinar com exatidão a latitude e longitude do local de nascimento.




ASCENDENTE EM ÁRIES
As pessoas com ascendente têm a postura é de eu cheguei. Vim para desafiar e afrontar o mundo. Aceito os desafios. Possuem aparência direta, marcial, impaciente e inquieta. Basicamente agitada, com uma abordagem mais direta do que diplomática. Extrovertido e cabeçudo, sem nenhum ou pouco medo físico. Precisa se auto-afirmar e agir. Corajoso e dinâmico, sua palavra de ordem é lutar. Tem iniciativa para começar coisas com iniciativa própria, mas com a dificuldade de terminar o que começou. Seu grande desafio é cultivar a arte da perseverança. Possui um forte senso de individualidade e muita confiança em sua atuação. Para as pessoas com o ascendente em Áries, o que mais importa é abrir caminhos novos e provar a si mesmo, que são capazes de transpor qualquer obstáculo. Esse Ascendente deixa suas marcas por onde quer que passe.
Você pode assumir uma atitude beligerante por qualquer provocação, pois está sempre armado para guerrear consigo mesmo. Nas conversas com os outros, pode tentar ser abrupto, ou ir direto ao essencial muito depressa ou de forma muito incisiva.
É possível que você ofenda facilmente a sensibilidade das pessoas de cujo amor precisa, sem ao menos notar, pois seu instinto básico é lançar-se aos desafios. Você se empenha em demasia, em vez de permitir-se entrar suavemente no espaço psíquico dos outros, pois seu desejo é liderar. Reluta em aceitar conselhos. Sentimentos de inveja, cobiça ou ciúme pode facilmente fazer com que você viva fora de si mesmo.
O estilo de vida do ascendente em áries pode tornar-se mais significativo quando, em vez de competir com o mundo tenta superar-se cada vez mais. Você percebe os desafios no ambiente externo, mas só aceita aqueles que estão no seu interior.
A unificação (seu corpo físico e verdadeira consciência) do seu ser é o que o mantém ligado à sua fonte. Quando a sua personalidade conseguir identificar-se com essa idéia, todo o mapa funcionará voltado para um propósito único. A lição que o ascendente Áries acaba por entender é que o importante não é o que os outros pensam de você, e sim a essência total do que você pensa de si mesmo. Mais importante ainda é a capacidade de ser você mesmo, em vez de pensar no que poderia ser.
É mais importante considerar seu próprio potencial e saber, decididamente, como usá-lo. Do contrário estaria almejando coisas que não tem e fatalmente desperdiçaria as que realmente tem. Pode ser que você tenha espírito de pioneiro, mas não por vontade de impressionar os outros, neste caso é uma característica que áries carrega de iniciação, primeiro impulso, alavanca e etc.
A lição espiritual desse ascendente é nunca se comparar com as expectativas dos outros, que seja capaz de estabelecer e controlar um ponto em si mesmo. Depois disso, quaisquer sentimentos, pensamentos ou atos negativos que possa viver só podem ocorrer se empregar mal a energia do seu ascendente.
O poder só tem força quando bem usado. A força só é eficaz quando direcionada com significado. Se conseguir aprender a valorizar a modéstia, não criará situações adversas que coloquem os outros entre você e seu ser interior.

ASCENDENTE EM TOURO
As pessoas com ascendente em Touro têm uma preocupação com a solidez e com as aquisições, investimento e progresso material. Os ciúmes e a possessividade costumam estar presentes em seus relacionamentos.
De natureza calma e pacífica, o ascendente em Touro precisa de tempo para aprender e absorver as impressões, no entanto, depois que aprende raramente esquece.
Tem muito cuidado quando precisa fazer uma avaliação, pois não suporta tirar conclusões apressadas. Esse ascendente busca valores, e quando isso acontece, quando ele descobre o seu verdadeiro propósito na vida, vai ao seu alcance com firmeza e tenacidade. Gosta muito de se enfeitar e se sentir atraído por jóias e objetos finos. Não desistem nunca daquilo que tem que fazer, cumprindo sua meta com dignidade e sentimentos puros.
Sua natureza é gentil e amável. Possui calma e graça natural. Tudo parece estar sob seu controle. Não se sente a vontade no meio de turbulências e confrontos, buscando o caminho de menor resistência por conforto ou harmonia. É um apoio aos outros devido aos seus vastos e definidos recursos e uma visão tranqüila da vida. A insegurança financeira o torna infeliz, o que o motiva a ter uma economia estável e confortável. Com o passar dos anos vai desenvolvendo também uma maior segurança emocional. Nos relacionamentos é ciumento e de tempos em tempos enfrenta discussões, este problema será amenizado quando desenvolver uma maior introspecção psicológica. Tem grande habilidade para administrar seus recursos. Tem consciência e cuida muito bem de seu corpo, sentidos e funções. Profissionalmente busca a estabilidade e procura a harmonia no seu trabalho. É teimoso, mas detesta conflitos, o que pode levá-lo a buscar saídas mais simples.
A admiração e apreciação dos outros é muito importante para você e pode inspirá-lo a trabalhar ainda mais. Tem persistência para levar em empreendimentos até o fim.
O ascendente Touro tem a possibilidade inata de adquirir muita riqueza. Seu sentido natural de cordialidade e afeto cria um fluxo suave entre o ser interior e o ambiente externo. Você consegue ser firme e seguro sem ser frio, e sua grande afinidade com a natureza coloca-o em sintonia com a harmonia natural.
Quando a energia de Touro vive o lado negativo, é possível que, devido à sua natureza basicamente benévola, você inadvertidamente absorva os problemas dos outros. Acreditando que o que possui é seu na verdade acaba possuindo "parte" das necessidades dos outros que, posteriormente, passa a achar que são suas. Assim, tudo aquilo que ocorre com as pessoas que vibram sobre esse ascendente pode, de fato, vir a escravizá-lo. Você acaba sendo possuído pela necessidade de possuir objetos e/ou pessoas.
A procura do prazer através da beleza, da música, do dinheiro ou do sexo pode efetivamente dominar o seu estilo de vida. Por meio dessas vias, você tenta se reassegurar do valor que tem. Pode até imaginar que possui os bens dos outros, porque, inconscientemente, é possível que absorva a essência das realizações alheias, convencendo-se de que são suas. Quando faz isso, entretanto, pode descuidar da preservação dos seus próprios recursos. O que inicialmente era busca de segurança pode acabar se transformando em fixação inconsciente na segurança dos outros e, por fim, em timidez, reserva e sensação de falta de valor num mundo que tem mais do que você jamais poderia esperar conseguir.
Quando vivencia a energia positiva de Touro você descobre uma perspectiva muito diferente na vida. Você pode fazer aquisições ou colecionar objetos, e pode acumular muitas posses. Porém, nesse caso, o que o incita a adquirir posses é uma grande apreciação da beleza, e não as posses em si mesmas, pelo consumismo ou dependência.
Esse ascendente também consegue desfrutar e apreciar a música sem precisar entendê-la do ponto de vista técnico.
Você tem o dom da continuidade, e, depois de entrar em qualquer caminho, consegue trilhá-lo calmamente até o fim e acaba descobrindo que quanto mais faz, mais tem capacidade de fazer.
Touro é um signo de valores e tem a capacidade instintiva de conhecer as necessidades das pessoas que ama. Dessa forma, a aquisição de dinheiro, riqueza e plenitude destinam-se a colocar mais beleza e amor no mundo, na sua casa e na vida de quem ama. Você sabe como expressar de forma coesa essas energias, construindo a si mesmo e a suas obras, e representa uma dádiva de valor significativo às pessoas cuja vida você toca.

ASCENDENTE EM GÊMEOS
As pessoas com ascendente em Gêmeos têm jovialidade para criar, dar, vender. Muita curiosidade, vontade de aprender, e uma movimentação quase constante. O físico costuma ser ágil e flexível, e seus interesses, os mais diversificados possíveis.
Mutável como o tempo, hoje quer, amanhã já se desinteressou. Sua mutabilidade se deve ao fato de repensar as situações, ou seja, pensa uma vez algo sobre algum assunto e, basta que alguém fale novamente sobre aquilo, para o ascendente em Gêmeos repensar sobre ele novamente e, se quiser, mudar de idéia. Possui um senso prático bastante desenvolvido. Obtém o melhor das pessoas através da dedução rápida. Muito versátil, as pessoas com esse ascendente precisam aprender a se concentrar a não agirem com pressa. Podem falar sem parar.
O Dom da imitação está presente em muitas das suas capacidades, podendo ainda ser um talentoso contador de histórias, ou escritor. Gostam de pesquisar todas as opções possíveis, ampliando ainda mais seus horizontes de comunicação.
É curioso e possui um desejo impaciente de se sentir mental e socialmente estimulado. O desenvolvimento mental através de reuniões, discussões, leituras e aprendizado em geral são essenciais para sua vida. Você está constantemente em atividade e pode estar envolvido em vários empreendimentos ao mesmo tempo. O convívio com irmã (s) e/ou irmão (s) pode (m) ser ou não muito estimulante. Você tem sede de conhecimento, e é ansioso por viajar e ampliar seus relacionamentos. Se o seu trabalho exigir aptidões persuasivas e natureza sociável, você se dará muito bem. É importante não estar preso, pois precisa de liberdade para explorar e desenvolver idéias. É um professor nato, pois adora transmitir informações, pode até se um exímio conquistador à medida que a “lábia” é seu maior trunfo. Tem interesse particular por atividades que proporcionem variedade, mudança e desenvolvimento intelectual.
O ascendente em Gêmeos se alicerça na instrução e na compreensão. Tem uma percepção aguda e a capacidade de expressar de forma eloqüente tudo o que lhe vai pelo íntimo. É capaz de entender a natureza de sua dualidade e, mesmo que às vezes pode parecer hipócrita, mas a sua capacidade inata de entender idéias conflitantes é o que o torna popular.
Quando você vive o lado negativo da energia de gêmeos, cai na armadilha da curiosidade. Como precisa conhecer tudo aquilo com que se identifica, logo aprende a copiar os maneirismos, os atos e as idéias dos outros. Ao fazer isso, absorve grande quantidade de informação: muito mais, na verdade, do que o seu ser interior é capaz de manejar. Como resultado, você muda rapidamente de uma "personalidade". Infelizmente, isso leva a um estilo de vida baseado na comparação. Você pode logo ficar descontente com o que a sua vida representa, pois vive o que é do outro. Sem contato com seu próprio centro, muitas vezes você fala de coisas sobre as quais não tem conhecimento real. Isso resulta em desafios verbais competitivos com os outros, que só tendem a deixar você disperso e frustrado.
Você pode ter muitos amigos e ser extremamente popular devido às milhares de idéias que o interessam, mas mesmo assim pode levar uma vida que, em última análise, não tem propósito.
Quando a identidade está alicerçada no ponto positivo de Gêmeos você terá uma perspectiva completamente diferente da vida. Em vez de manifestar idéias e atitudes inspiradas nos outros, você sabe como ordenar seus pensamentos para que eles expressem da melhor forma o que está sentindo. Seu senso instintivo de curiosidade baseia-se no interesse, não na competição nem na comparação. Como resultado, você é capaz de entender os conceitos do mundo, que são partes do todo integrado que vêm do seu potencial íntimo.
Como você é um comunicador nato, se ficar dentro das portas positivas do ascendente pode exercer um controle fácil sobre as idéias que transmite e sobre os meios que usa para expressá-las. Você poderá ser um poeta, um escritor ou um professor, pois as suas palavras estão sendo estimuladas pelo ser interior, que é dirigido pela alma. Você tem aptidão natural para usar todos os tipos de meios de comunicação na transmissão de idéias. Seu verdadeiro talento, entretanto, está na capacidade de educar, aprender e de adquirir uma compreensão sempre maior de si mesmo.
O lado negativo, em contra partida o deixaria tão obcecado por detalhes insignificantes que, nunca chegaria a atingir aquela plenitude de entendimento, logo, a confusão mental prenderia sua mente em coisas fúteis e assuntos de fácil mutação.
Existe muita jovialidade nesse ascendente e as pessoas podem até apresentar esta característica em seu físico e manter a aparência jovem por idades avançadas. A movimentação constante é que permite o não envelhecimento do corpo, ou seja, quando a alma se expressa, o corpo ganha vida e “não” envelhece por causa da agilidade e flexibilidade.

ASCENDENTE EM CÂNCER
As pessoas com ascendente em Câncer têm grande determinação interior e, certamente, perseguição de propósitos. Existe muito sentimentalismo e apego à família, como uma garantia de segurança emocional e proteção.
O ascendente em Câncer é um tanto charmoso e sensível. Possui uma forte ligação com o lar (que também é definido na astrologia como seu corpo, que é a casa que abriga e protege sua alma) e com um dos pais (mais especificamente a mãe que representa a proteção feminina). Dá grande importância às tradições. É cauteloso e lento diante das mudanças, dando preferência quando viaja para lugares conhecidos. Adora lembrar e remoer o passado. Basicamente tímido, ele precisa de estímulo e amor para deslanchar na vida e deixar a timidez para dar lugar à intimidade. A tendência é esquivar de tudo que lhe desagrada, por conta de sua insegurança nata.
Embora tenha um comportamento amável, pode se recolher em sua concha, quando se sentir atingido por algo que lhe desagrada. Por ser muito sensível esse ascendente sofre as influências do meio em que convive. Basicamente, seu projeto de vida é criar vínculos afetivos permanentes e construir um lar (seja no melhor corpo para abrigar sua alma ou a melhor casa para abrigar sua família).
Você estabelece fortes ligações emocionais e geralmente torna-se dependente destas ligações. Existe uma forte ligação com a mãe e/ou sua família. Um dos desafios que terá para vencer é tornar-se menos apegado aos relacionamentos emocionais.
Altamente sensível, pois facilmente se magoa ficando muito preocupado com os sentimentos das outras pessoas. Nos relacionamentos pode até mesmo sufocar o parceiro. É importante que aprenda a lidar com a rejeição, pois é inseguro e não aceita a negação com facilidade. Facilmente tem acesso ao inconsciente, vem daí o seu forte talento intuitivo. É trabalhador e busca segurança profissional e pessoal. Muito carinhoso por natureza se dará muito bem em atividades que ajudem a relacionar-se com outras pessoas. Tem talento para os negócios. É ambicioso, mas sempre delicado e agradável, nunca passando por cima dos outros. Quando ameaçado se interioriza buscando a proteção no lar na sua casa (seu corpo), o que lhe traz, certamente, a introspecção e o isolamento ou no lar da sua casa material onde está a sua família com quem se sente protegido e afagado.
O ascendente Câncer traz consigo a capacidade de alimentar e aquecer, a essência do que é sentir que o eu (sua alma) tem um lar (seu corpo físico ou sua família). Sob a regência da Lua esse ascendente, muito especial, tem muita sensibilidade aos valores de lealdade e devoção, e à qualidade protetora que sustenta os sentimentos mais valiosos. A emoção desse ascendente só se acentua quando existe identificação com o lado positivo desta energia.
O dom da intimidade e da personalização é seu maior trunfo e também é difícil ficar indiferente a qualquer indivíduo. Em conseqüência, pode facilmente e de modo errôneo interpretar as pequenas desconsiderações ou a falta de afeto que talvez sinta no ambiente, como uma rejeição à sua pessoa. Será fácil, se você viver o lado escuro do ascendente, sua imaginação e voltar esse senso de rejeição pessoal contra si mesmo. Nesse caso, é possível que imagine que suas necessidades passam despercebidas num mundo grande demais ou super ocupado para perceber o quanto, pessoalmente, deseja fazer parte dele. Você freqüentemente dá aos outros muito mais do que pensa. Isso acontece porque as pessoas que recebem suas dádivas levam a vida em frente, enquanto você permanece preso ao passado e às dores que este lhe trouxe.
Em tais circunstâncias, a sua vocação natural para conservar objetos, experiências e pessoas que trabalham com ou contra você. É retentor das cargas, e embora tente adquirir forças para arcar com elas, reabsorve constantemente a emoção excedente de outras fontes, que acaba por transformar-se em carga adicional. Assim, você vive um ciclo vicioso, agarrando-se a tudo o que tenha a aparência de segurança emocional. Pode apegar-se a dinheiro e a pessoas, se achar que isso pode protegê-lo e suprir suas necessidades. Ao agir dessa forma, o que você dá como pagamento, inconscientemente, é a sua dependência emocional àquilo que falsamente supre seu vazio.
Quando a identidade é mantida no lado positivo de Câncer, toda a perspectiva de vida é diferente. Você percebe tudo através dos sentimentos (mais profundos), e não das emoções (sensações instantâneas). Tudo o que está dentro, antes de ser expresso, é filtrado pela capacidade intuitiva e instintiva de sentir a si mesmo e ao ambiente. Você consegue sentir a plenitude dentro de si mesmo, em vez de buscá-la nos outros. Sente-se em casa consigo mesmo, protegido, pois é orientado pelos sentimentos ligados à alma e estes sentimentos certamente sabem o que lhe faz bem e o que lhe faz mal. Ao invés de ser afetado pelas emoções negativas do ambiente exterior, você é capaz de usar a sensibilidade para sintonizar-se com os padrões móveis da natureza. Pode entender o fluxo diário e sazonal das correntes naturais e saber como se alimentar da beleza e harmonia inerentes à natureza e, instintivamente, que alimentos fazem com que se manifeste o ritmo natural da sua alma.
O ascendente Câncer tem uma bênção muito especial, pois simboliza o milagre do nascimento (gestação), por tal motivo há ligação em específico com a mãe. Quer se trate do nascimento físico ou do nascimento de uma idéia, ele é de todo modo a fonte original do sentimento. Ora infantil, ora um tanto superprotetor, você é a seiva essencial da árvore, livrando o alimento aos galhos que “dependem” de você.

ASCENDENTE EM LEÃO
As pessoas com ascendente Leão são pessoas exuberantes e notáveis, possuindo um ar de realeza que irá revelar a nobreza de seus propósitos. Possui uma personalidade forte e consegue dominar os outros com facilidade. Franco, romântico, honesto e idealista, porém com muita dificuldade de aprender a lição da generosidade. Basicamente orgulhoso e vaidoso, sabe se apresentar bem.
Por gostar de ser aplaudido e admirado, a fama é sua melhor proposta. Tendência a ver o lado bom das situações, o que pode torná-lo um tanto vulnerável. Realiza-se no amor e na vida familiar junto com os filhos, que é uma forte meta desse ascendente. Afetivo e com grande inspiração para amar e acreditar em si mesmo.
Normalmente esperam demais de seus parceiros. Existe muita criatividade, e uma busca sistemática pelo desenvolvimento do senso de identidade, de ser alguém, e de uma certa maneira, sentir-se importante.
Você conhece a sua importância e a impressão que causa nos outros, sente como se houvesse sobre você um foco de luz o que lhe causa um certo ar teatral na sua vida. Tem bom coração, é afetuoso, senso de humor contagiante, pois é capaz de animar qualquer ambiente. Tem um verdadeiro apetite pela vida. É criativo e romântico. Possui um dom natural para lidar com crianças. Você é egocêntrico e sua forte personalidade atrai muitas pessoas que desejam sua companhia. É charmoso, principalmente quando quer conseguir algo. Profissionalmente deverá constituir uma forte identidade, como um cargo proeminente, onde encontre motivação para prosperar e ser reconhecido. Você possui carisma, autoconfiança e estilo pessoal. É muito criativo e poderá explorar diferentes áreas, como arte ou ensino. É importante estar no centro dos acontecimentos. Poderá ficar muito sensível com inevitáveis oscilações na sua autoconfiança, mas com o passar dos anos ficará mais seguro de sua identidade.
O ascendente Leão traz em si o princípio criativo da vida. Você tem tanta vontade quanto o poder de exprimir a beleza radiante que sente em seu interior. Sabe como aproveitar as oportunidades de ouro para deixar que seu interior se expanda através do brilho solar da sua personalidade. Este é o mais esperançoso e otimista dos ascendentes do zodíaco. E, como resultado desses dois atributos, você será capaz de fazer sucesso em tudo o que deseja realizar.
Às vezes, a força desse ascendente é esmagadora demais. Em vez de ater-se ao que lhe vai pelo íntimo, você tenta ir além e começa a identificar-se com o lado negativo do ascendente. Sente-se, então, atraído pelo brilho, pelo glamour e pela insensatez de circunstâncias ou fatos teatrais e melodramáticos que podem acabar ditando as regras de sua vida. O Leão é um animal poderoso que se impõe por si próprio, apenas pela sua presença. Quando você se identifica com este lado, ele tende a multiplicar-se e escapar ao seu controle. O resultado é que esse ascendente pode facilmente perder-se em tudo o que promove o auto-engrandecimento. Infelizmente, ao agir dessa forma, absolutamente não é você que está sendo promovido — pelo contrário, está promovendo os pensamentos, sentimentos e atos impessoais a que chama de sua identidade. Assim, por mais bem-sucedido financeiramente que venha a ser, ou por mais magnânimo, generoso e expansivo que de fato possa ser, resta sempre uma sensação desagradável de estar faltando alguma coisa.
Você pode criar muitas ilusões a seu respeito e a respeito do mundo porque. O exagero passa a ser um modo normal de vida, e o orgulho é a carruagem de esplendor que você dirige. Qualquer ataque feito por alguém costuma servir apenas para colocá-lo numa trilha cujo destino final é a busca do poder. Você dá conselhos em abundância e com desembaraço, pois isso lhe dá uma falsa sensação de estar numa posição de controle. É capaz de fazer algo pelos outros para mostrar-lhes quão pouco fazem por si mesmos. Em resumo, pode facilmente transformar-se no modelo de tudo o que todos desejam. E, para manter a imagem, também precisa adquirir um poderoso complexo de mártir. Quanto mais você se sobrecarrega arrastando os outros, mais facilmente consegue encontrar justificativas para fazê-lo. Em conseqüência, a sua personalidade acaba às voltas com uma competição viciosa, onde você cria não apenas as ações, mas as reações dos outros. Nessas circunstâncias, é praticamente impossível olhar para dentro, porque sua luz brilha demais, seu poder é demasiado, e seu controle é forte demais para que o ser interior possa responder positivamente a uma tal força. Dessa forma, você continua estimulando os outros e não a si mesmo. E quanto mais descobre que é capaz de chamar a atenção dos outros criando ilusões dramáticas, menos a sua necessidade de viver no mundo real. Como resultado, concebe um universo onde somente você tem controle sobre as regras que valem para todos os outros. O conhecimento e a compreensão estão acima de críticas nesse reino inconsciente onde você, de certa forma, está isolado e acima das pessoas de cujo amor verdadeiramente precisa.
Quando o seu ascendente Leão aprende a usar toda a expansão do lado positivo desta energia, tudo o que é criado, além de originar-se do potencial do ser interior, é orientado para o aperfeiçoamento da alma. Dessa forma, em vez de ficar obcecado pelo poder que não sabe usar, você é capaz de irradiar tudo o que busca expressar a partir do seu íntimo. Quando vence um desafio, não é por espírito de competição, e sim porque está em sua natureza dominar tudo o que enfrenta, encarar de peito aberto tudo que lhe é proposto. Exercer controle não é controlar os outros, é saber assumir o controle do ser interior (inclusive seus sentimentos).
Quando a identidade é mantida dentro da parte bela do ascendente, os atributos da sinceridade, da lealdade e da decência moral transformam-se em pontos focais da consciência do mapa como um todo. Em conseqüência, você pode participar diretamente da bondade da vida que, criativamente, dá expressão a tudo o que é bom. Em vez de viver através do falso orgulho, você pode usar sua poderosa noção do eu para evitar usar os outros. Assim, um ascendente Leão pode ser um glorioso exemplo da grandeza da humanidade em sua mais brilhante manifestação.

ASCENDENTEEM VIRGEM
As pessoas com ascendente em virgem, normalmente, são pessoas meticulosas com senso comum e iniciativa. Critica principalmente a si mesmo e tendem a perderem tempo com argumentações supérfluas consigo mesmo. Precisa ter a agenda e os objetos organizados, para sentirem segurança nos ambientes que vivem. Raciocínio lógico. Em geral usam de diplomacia e tato no convívio social. Em contra partida podem procurar defeitos nos outros, com fortes tendências para o julgamento. Preferem a rotina que eles estabelecem, pois isso trazem a sensação de que tudo está correto, saindo como previsto e planejado.
Geralmente, apresentam uma grande preocupação com a preservação e o cuidado do corpo físico, gostando da boa alimentação e da não poluição da casa (da alma) que representa se corpo físico.
Sua meta é a realização profissional, querendo servir aos outros através de sua atividade, buscando uma organização, estabilidade e certeza que tudo está funcionando perfeitamente.
É crítico e autocrítico com fortes tendências autodepreciativas. Por vezes colocar os outros em primeiro lugar, pois prefere para você uma posição discreta. É concentrado e faz com perfeição todas as tarefas a que se propõe, por isso, acaba assumindo os deveres de outros.
Seu lado profissional desempenha papel importante em sua vida e poderá se integrar a qualquer campo que tenha escolhido. No trabalho e na vida seu interesse é maior na eficiência e no serviço que presta do que reconhecimento pessoal, o que determina uma certa facilidade para trabalho em equipe. Suas principais habilidades são: organização, análise e supervisão de serviços, por ser muito cuidadoso e disciplinado. Mas lembre-se: às vezes é preciso relaxar.
O ascendente Virgem simboliza a capacidade humana de ordenar a personalidade. Se você tem Virgem bem utilizado, sabe discriminar o que é bom e o que, em última análise, traz a pureza da alma. Você pode ser solícito, cultivado e humano, dentro de uma estrutura referencial racional que é a própria essência da sua personalidade.
Se você se identificar com o lado negativo do ascendente, pode ter um estilo de vida completamente frustrante. No decorrer de um único dia, literalmente milhões e milhões de pensamentos e idéias fluem pelo éter. Sua grande sensibilidade, a par da necessidade de instaurar a ordem, faz com que você examine criticamente todos os pensamentos absorvidos. Isso pode ser sentido como um constante fluxo de nervosismo, pois por mais que haja análise, nada pode ser solucionado. Seu comportamento pode ser febril, impelindo-o ia criticar e a ocupar seu tempo na organização de idéias que não podem ser incluídas em métodos organizacionais.
É possível que você se torne uma pessoa excessivamente preocupada com a saúde, ou até mesmo hipocondríaca e obsessiva, à mercê de manias do momento ou de conselhos dos outros. Pode ter uma atitude mais do que exagerada para dar vazão à energia nervosa que, sem querer, está sendo criada. Ao examinar o que realmente o perturba, pode ser que se envolva com tantos detalhes oriundos do ambiente externo que talvez acabe se tornando vítima do perfeccionismo.
O maior problema da personalidade de ascendente Virgem (quando se identifica com as influências ruins) é a maneira de lidar com os outros enquanto seres humanos. Por causa do nervosismo e da tentativa de isolar-se de tudo o que possa ser absorvido e que seja muito rude ou muito desordenado para se encaixar na sua concepção pessoal e ideal do universo, você tende a cristalizar a estrutura de sua personalidade. É possível que se divida em pequenos compartimentos, todos eles esmeradamente organizados. Você acaba por não sentir o fluxo da vida que permite à personalidade uma integração fácil com os outros. Pode tornar-se excessivamente mecânico, rigidamente defensivo ou criticamente intolerante, ao mesmo tempo em que avalia se o seu universo pessoal está sendo aceito ou arrasado.
Você se julga pelos seus ideais. Os outros, você julga pelos atos. E, sistematicamente, tenta formar um círculo de amigos e conhecidos ajustados à ordem que delineou. Todas as pessoas são imperfeitas, o que é decepcionante. Como você se identifica com os outros, acredita na possibilidade de as imperfeições deles lhe serem transmitidas e você passar a ser uma outra decepção também. De certa forma, percebe o mundo como um lugar contagioso, onde ou precisa ser rigidamente defensivo (para sobreviver) ou vê as pessoas como extensões do que fazem e possuem (em vez de vê-las como os seres humanos que tentam ser e existir vivendo).
Quando fica do lado maravilhoso do ascendente você não precisa manipular. A fonte de sua consciência passa a ser você mesmo e ajuda a juntar as peças do seu quebra-cabeça. Depois que essa consciência for purificada e expressa, os ideais de Virgem atuam como filtro discriminador, permitindo que você opere por meio da mente ao invés de trabalhar a própria mente. O que você procura na vida é qualidade, não quantidade. Assim, deixa de ser demasiadamente crítico e passa a agir com modéstia e grandes resultados. Você tem muita noção do aqui e agora, e sabe usar o melhor potencial do seu mapa sem fragmentar-se. Quanto mais opera a partir do ser interior, mais o ascendente Virgem o conduz para cima. Em vez de encher a mente com ninharias externas, consegue ter um estilo de vida eficiente.

ASCENDENTE EM LIBRA
As pessoas com ascendente em libra estão sempre em busca das parcerias que representam a melhor e mais marcante das motivações psicológicas o que, nem sempre, significa que surja efetivamente a parceria, já que esse ascendente é marcado pela análise de todas os lados de uma mesma questão, também pode ser interpretado com uma comunhão ou parceria de ideais de justiça e honestidade tentando compreender cada caso de uma forma diferente, pois a comunhão dos fatos, sempre importa para as conclusões.
Diplomático e amante da paz, esse ascendente possui talento para conciliação e para desenvolver relacionamentos com os outros. Para sua completa realização, precisa de companhia. É capaz de ver os dois lados de uma questão e por isso tem dificuldades em tomar partido, dando impressão aos outros de ser indeciso.
Gosta de ser apreciado e sempre quer equilibrar tudo emocionalmente, só que dificilmente consegue esse equilíbrio. Sua grande meta é amar e ser amado, com paz e harmonia, evitando conflitos e acalmando as situações à sua volta.
Você é amigável e tem interesse e muito cuidado com as outras pessoas. É uma pessoa sociável e encantadora e consegue criar um ambiente harmônico e de paz. Necessita muito de companhia e até faz concessões para assegurar o seu relacionamento. Evita conflitos e confusões, pois tem habilidade para ver as coisas sob o ponto de vista das outras pessoas. Destaca-se em áreas que possam usar seu bom gosto e habilidade em lidar com as pessoas. Às vezes pode ser chamado de manipulador, mas normalmente é apreciado pela sua preocupação em resolver situações complexas ou conflituosas. Em momentos importantes pode parecer indeciso, pois pesará todos os pontos da questão para tentar seguir a racionalidade.
Para quem tem Libra no ascendente, a personalidade é composta de amor, de harmonia e da capacidade de compartilhar cooperativamente a essência da beleza captada. Benevolente por natureza, afável e amistoso, você acha que a ostentação do ego está fora da trajetória pacífica de vida a que tem direito. Esse é o único ascendente realmente capaz de chegar ao estado de completa ausência de egoísmo, à medida que atinge uma maior harmonia com o equilíbrio da natureza.
Quando você permite que sua identidade fique ligada a forças benévolas do ascendente, leva um estilo de vida que beira os extremos de uma maneira positiva. Em conversas, muitas vezes você expõe o ponto de vista oposto, não necessariamente por concordar com ele nem por querer defendê-lo, mas porque sente que é preciso apresentar os dois lados de uma questão para daí sim se tirar alguma conclusão.
A natureza do amor não vem de um mundo de opostos, ela é a verdadeira aceitação de tudo o que realmente existe, o conjunto das coisas não pode apresentar-se em opostos e sim complementos de uma coisa só. Quando você vive a energia ruim do ascendente, não consegue ter essa experiência. Em vez disso, o que sente é a desarmonia advinda da decepção. Você não consegue exprimir com convicção o fluxo descontínuo de idéias que flui por seu intermédio, porque não está firme em sua fonte. Assim, fica muito indeciso e pode nunca entender claramente a natureza da verdade. Em vez de ser original e único, você tende a embaralhar-se muitas idéias não sabendo transformá-las em atos. A cada critério que vamos observando em nossas vidas, o maior critério, sem dúvida é o que a sua alma busca (a construção de tijolos de critérios firmes e verdadeiros). Esta construção vai sendo exercida com a colocação de tijolo por tijolo dentro de você. Caso seus critérios venham a ser sólidos e bem acimentados (bem embasados em experiências próprias ou com os outros) dificilmente eles cairão em discussões e dúvidas sobre o que você é. No entanto, se você é uma pessoa que na busca de vários critérios para atingir a neutralidade confunde-se e coloca tijolos que não são realmente firmes para sustentar a argumentação de sua alma, sendo assim você pode criar uma barreira defensiva para que estes frágeis tijolos não caiam sobre sua cabeça e nisto conseqüentemente, você não consegue tomar atitudes firmes, pois seus tijolos de critérios estão prestes a desmoronar. Permanecendo pacífico você mantém seus tijolos “prestes a cair” preferindo não tomar decisões para evitar o grande terremoto dentro de si.
Praticamente obcecado em criar harmonia nos outros, muitas vezes a influência ruim deste ascendente traz dificuldade em saber realmente quais são as suas próprias necessidades. Assim, a sensação de bem-estar passa a depender quase totalmente das forças e de pessoas fora de você, com isso a caba por fazer dos outros o sol nascente da sua vida, e em vez de irradiar a partir de um único centro (sua alma) pode transforma-se num círculo que gira em torno do centro dos outros.
Quando você o lado positivo do ascendente, seu estilo de vida é totalmente diferente. Todo o potencial do seu ser interior filtra-se através de uma dádiva de amor, antes de manifestar-se. A construção de critérios é feita pouco a pouco com o depósito de tijolos firmes que não são abalados facilmente, daí o seu grande potencial de neutralidade, pois é a partir do valor interno firme de justiça é que consegue avaliar sem “julgar” as situações, apenas seguindo tudo que se refere ao amor. Você continua fazendo pelos outros, mas sem querer ser aceito, pelo contrário, você dá por ser um doador, e dá sem jamais reivindicar crédito, entende, silenciosamente, que o dom da dádiva não está no que você deu, mas na maneira como dá. Você se concentra numa identificação com o amor e, apesar de precisar continuar compartilhando o que faz com os outros, não perde, nesse processo, seu centro pessoal. O maior dom do ascendente Libra é a capacidade de dar-se aos outros. Para isso, você deixa que o seu ser interior se expresse amorosamente pelo ascendente — sem rodeios nem reservas.
Em vez de enxergar o mundo em lentes cor-de-rosa, você vê o potencial artístico e estético do seu ambiente. Quando caminha pelo lado bom do ascendente, consegue aceitar facilmente o que é dito pelos outros, pois sua construção está, a cada dia, ficando mais firme com tudo aquilo que aprende através de você mesmo e do outros que lhe serve como fonte de inspiração. no mundo.

ASCENDENTE EM ESCORPIÃO
As pessoas com ascendente em Escorpião, devido à energia de Plutão, são profundas, intuitivas, perspicazes, observadoras e extremamente sensuais. Apreciam os desafios e enfrentam as situações novas com perseverança e coragem.
A grande força da sua personalidade consiste na sabedoria com que incorporou o ciclo natural de nascimento e morte.
Você é sempre profundo e intenso. Necessita criar segurança emocional e gastará bastante energia para isso. É ciumento e tenta conhecer e controlar as emoções dos outros como uma forma de se assegurar de que não está sendo “traído”. Um espécime investigativo, como se não tolerasse ser enrolado ou enganado. Não tem muita flexibilidade emocional, apenas o que pode lhe trazer seus maiores problemas. É altamente erótico e atraente. Se o seu relacionamento cair na rotina, você tende a provocar crises intensas. Você domina todos as facetas do emocional em seus extremos: do amor ao ódio. Tem um forte magnetismo pessoal. Tem uma visão apurada dos acontecimentos, dificilmente algo escapa de sua observação. Por sua natureza emocional sempre se preocupa com os seus semelhantes percebendo, em um olhar, o que está sentindo em seu interior, como se fizesse uma leitura inconsciente do momento energético das outras pessoas. Sempre anseia por controlar tudo que o rodeia. Sabe sempre que decisão deve tomar em situações de emergência. Tem talento natural para lidar com a psicologia humana.
Este é o mais misterioso ascendente do zodíaco. O ascendente em Escorpião sente um inesgotável poder de regeneração que aflora através de sua personalidade. Os ideais pessoais são extremamente elevados, e você se desdobra para melhorar tudo o que sente. Você, constantemente, está passando por grandes transformações nas verdades que traz consigo. Consegue discernir os planos inconscientes da existência que iludem os outros.
Sem dúvida é um pesquisador de primeira classe. Não contente em perscrutar a superfície das coisas, sente que é preciso afastar tudo o que incomoda a sua natureza idealista, até descobrir as causas do que quer que o esteja aborrecendo. Graças à sua capacidade de entender intuitivamente o inconsciente, você é capaz de cortar a dissonância pela raiz, tudo revestido de significado e de propósito, e realizando efetivamente suas expectativas de um futuro melhor. Achando a raiz do mal que lhe traz tudo de ruim, você liberta sua alma para todo o bem que o mundo pode lhe proporcionar.
Quando vive o lado negativo, você pode ficar sensível demais às vibrações sexuais inconscientes. Pode ser que venha a acreditar que tem um impulso sexual pessoal avassalador, quando na verdade está se identificando com os impulsos sexuais dos outros. Como Escorpião é o signo da eliminação e por meio desta joga fora os resíduos (porque vê o mal aonde ele nasce), pode ser que você sinta um tremendo grau de descontentamento e frustração em relação a tudo o que lhe pertence. Pode ficar zangado, briguento, amargo ou ressentido. Se estiver vibrando num nível negativo, pode facilmente acreditar que o mundo age contra você, quando na verdade é você que está insatisfeito e impedindo que as forças boas interajam com você. Com essa perspectiva, é possível que tenha sentimentos paranóicos que o forçam a procurar uma ilha ou refúgio isolado — longe da incessante perseguição que sente. Pode ser um crítico dos outros, pois vê o pior em todo mundo. Seu modo de pensar freqüentemente é violento às emoções negativas do ambiente externo.
É possível que você se preocupe com a morte, com o poder das forças ocultas ou com milhares de crenças supersticiosas, acreditando, talvez, que o seu karma pessoal consiste em vencê-las. Assim, você fica se testando, fazendo sua personalidade enfrentar seguidos desafios para provar que, no fim das contas, qualquer coisa pode ser sub julgada. Quanto mais tenta encontrar a razão da sua busca incessante, mais fica obcecado com o eu, sobre o qual não tem controle algum. Você passa a ser possuído pela cobiça, pela inveja e pelo ciúme existentes no lado ruim do karma e se torna incapaz de atingir o eu superior. Sua perspicácia é mais esperta do que você, quando tenta se enxergar ou ver os outros pelos olhos deles, você perde o seu senso naturalmente aguçado de percepção. É a sua individualidade que aguça os seus sentidos. Quando você permite que a sua individualidade se dissipe nos outros, perde a nitidez da visão e o senso de perspectiva. Pode até achar que os outros sempre têm segundas intenções, ou que sempre existe um motivo para ficar de sobreaviso, a desconfiança domina tudo que se pensa. Em conseqüência, você vive em estado de vigilância, escondendo-se dos outros atrás de muralhas defensivas. Essa é a sua forma de procurar abrigo de tudo o que sua mente cria de forma obsessiva e compulsiva.

ASCENDENTE EM SAGITÁRIO
As pessoas com ascendência em Sagitário têm um marcante entusiasmo e muita fé pela vida. O indivíduo vive buscando um canal de expressão para essa energia que é direcionada para o externo. A tendência é de impregnar de significado simbólico todos os acontecimentos da vida.
Esse ascendente aprecia incondicionalmente a liberdade de pensamento, palavra e ação.
A alegria e otimismo são suas maiores virtudes. Intuitivo e idealista, na maturidade se liga por horizontes intelectuais, e aí seu estilo é sempre buscar a expansão, ficando inquieto quando é obrigado a se restringir em seus movimentos, ou conter o que quer que seja. Normalmente todas as suas experiências parecem maior que a dos outros, pois aproveita cada situação como se fosse uma oportunidade única, e se apóia em sua fé inabalável.
É bastante didático e adora compartilhar seus conhecimentos. Levar a vida viajando é o que mais lhe agrada empolga. Sua meta de vida é ampliar ao máximo sua atuação perante o mundo.
Grande preocupação em entender as razões que cercam a sua existência. É curioso e um verdadeiro explorador, o que a leva a gostar muito de viagens. Gosta de se aprofundar em estudos e aumentar, cada vez mais, seus conhecimentos. Aproxima-se da filosofia pela ansiedade de buscar respostas às questões essenciais da vida que são milhões. Por defender com determinação suas idéias e valores muitos podem considera-lo inflexível. Sua escolha profissional deve ser orientada para suprir as necessidades que tem de liberdade, justiça, verdade e conhecimento. O lado dinâmico da vida lhe atrai muito, bem como empreendimentos pioneiros que ampliam seus horizontes. Procura estar sempre envolvido em causas nobres, pois suas convicções são firmes e preocupadas com a sociedade. Você sente profunda satisfação em conquistar corações e mentes.
O ascendente Sagitário conhece a fartura de oportunidades em todas as áreas da vida. Você tem muitas possibilidades de experimentar a abundância. Enquanto não se aprofunda em nenhuma área, a amplitude e o alcance da sua visão profética lhe conferem um senso inato de sabedoria. Você percebe instantaneamente o "conjunto" de qualquer situação sem ter de começar pelo exame dos detalhes. Sua perspectiva espontânea e animadora é uma verdadeira alegria para as pessoas que o cercam. E o seu dom de comunicação espontânea é capaz de resumir em poucas palavras as milhares preocupações que confundem a mente inferior. Você é um mestre em chegar ao cerne das questões e em encontrar formas engenhosas de expressar-se.
Quando você vive o lado negativo do ascendente pode ficar completamente disperso. A atração por todas as formas de abundância da vida faz de você uma vítima do exagero. Seu intervalo de concentração é curto e embora tenha muitos interesses, eles mudam antes de começarem a render os instrumentos da satisfação. Como os ventos mutáveis de um incêndio na floresta, você parece soprar em muitas direções ao mesmo tempo, e seu entusiasmo não resiste a repetidas frustrações que obscurecem o seu dom de visão.
A questão do controle é um problema especial do ascendente Sagitário. Como você não se aprofunda muito em nada, tem dificuldade em lançar as âncoras da vida que dão um firme sentido de alicerçamento (uma construção de firmes tijolos pessoais). Assim, perdem-se o valor e o significado da vida quase com a mesma rapidez com que foram encontrados. Você pode ser um homem dos sete instrumentos sem nunca chegar a sentir de fato a satisfação que qualquer um deles pode proporcionar. Você tem tanto medo de deixar passar alguma coisa que não consegue comprometer-se nem com o que considera significativo, pois isso poderia excluir oportunidades novas e atraentes que talvez estivessem em seu caminho no futuro.
De todos os signos do zodíaco, o ascendente Sagitário é o que mais se deixa atrair pelas sensações mutáveis das influências externas. O casamento e outras experiências restritivas são difíceis de suportar. Quanto mais você vê o mundo externo, mais desassossegado fica. E, em última análise, acaba sendo possuído pela tremenda sede de viver e de experimentar.
O ascendente Sagitário leva à procura da verdade em latu sensu (sentido amplo), porém, quanto mais você tenta encontrá-la no ambiente externo, mais se confronta com as ilusões de verdade, produtos das crenças dos outros. Assim, você descobre que, quanto mais sabe, mais confuso fica.
Esse ascendente tem muita afinidade com viagens. Quando você o mau deste ascendente acredita que os lugares afetam a qualidade da sua vida e, raramente, percebe que todos os lugares estão dentro de você.
Você se envergonha do lugar que lhe cabe no mundo e é difícil aceitar a sua pequeneza diante dele. É muito mais fácil alinhar-se com movimentos religiosos, espirituais ou filosóficos, cujo alcance e tamanho fazem com que você se sinta em melhores condições de lidar com a vida. Esse tipo de identificação, entretanto, é uma falsa verdade e pode levá-lo a acreditar em falsos profetas ou a voltar-se para falsos movimentos espirituais.
Quando você fica do lado positivo não pode ser logrado pela aparência da verdade, pela ilusão de palavras insidiosas nem pelas idéias existentes. Pelo contrário, você conhece a natureza da verdade, pois você é a verdade! Quando a alma guia o potencial do mapa, só o que é verdadeiro, em todos os níveis do seu ser, consegue filtrar-se através da sua personalidade. Assim, em vez de julgar os outros, você é capaz de observar a si mesmo. Quanto mais você faz isso, mais eleva a sua personalidade a um nível superior de consciência. Como o seu sentido da verdade está ligado à alma, você pode adquirir muita sabedoria. Sua visão ampla muitas vezes é profética. Por sondar o futuro distante ao mesmo tempo em que permanece no presente, você pode captar facilmente o resultado de qualquer curso de ação.
Se você ficar do lado bom ele o conduzirá ao caminho da iluminação. Não é necessário que tenha qualquer experiência de vida que não sirva para aumentar a percepção da natureza divina que possui. Seu senso de intuição é excelente, desde que não se misture com os pensamentos externos. Esse ascendente rege a mente superior. Quer você viva o lado benévolo ou malévolo, sua mente superior (ou capacidade de entender a verdadeira essência das coisas) será seu guia na vida. Se você experimenta o ruim estará usando a intuição ou a energia em tolices fúteis, como a sorte no jogo, por exemplo. Você pode ficar em evidência porque sabe estar no lugar certo na hora certa, ou pode ser um oportunista bem-sucedido. Todos esses usos da mente superior, entretanto, são perversões daquilo de que você realmente é capaz. Se permitir que sua mente superior fique ligada à alma, poderá sentir uma qualidade superior de vida, capaz de satisfazê-lo em todos os níveis. Você pode expressar seu potencial interno de maneira fluente e tranqüila por meio de um espírito jovial e cheio de vida, centrado na verdade. Estará sempre buscando um canal de expressão para essa energia que é direcionada para o externo. A tendência é de impregnar de significado simbólico todos os acontecimentos.

ASCENDENTE EM CAPRICÓRNIO
As pessoas com ascendente em capricórnio possuem condições natas de moldar sua vida e planejá-la de forma extremamente cuidadosa e prática. Capricórnio tem a capacidade de lidar com eficiência e os métodos no mundo material, ele costuma viver num misto de consumação e realização, estabelecendo metas em longo prazo.
A característica maior desta influência é o esforço e o trabalho, sendo de grande valor para ele, se realizar no nível material. Seus esforços precisam ter resultados tangíveis e visíveis. Majestoso e paciente, mas só sossega quando realiza seus planos. Disciplinado quase em demasia, leva tudo muito a sério. Com esse comportamento aparenta ser reservado e frio.
Normalmente as pessoas regidas por esta influência parecem que nunca são realmente jovens, deixando os risos da adolescência de lado. Em contrapartida a idade lhe remoça na maturidade, quando podemos verificar sua juventude.
O perfeccionismo é uma forte marca nesse ascendente, que traça metas em longo prazo, vencendo um a um dos obstáculos que surgirem. Também são tímidos e escondem medos e certa fragilidade emocional. Sua meta de vida é construir um patrimônio para proteger a si mesmo e a sua família na velhice.
Nada em sua vida acontece de forma leviana ou efêmera. Para atingir suas metas, ele se dispõe a trabalhar com mais afinco do que qualquer outra pessoa. Graças a essa atitude, pode alcançar cargos importantes ou assumir funções de alcance social. Sob sua máscara impassível, talvez se esconda uma alma sensível e insegura -- isso vai variar de intensidade conforme o restante da composição do seu mapa.
Seu tipo, normalmente, é sério e reservado. Possui compromisso e autodisciplina o que o auxiliam a enfrentar dificuldades e os obstáculos que insistem em surgir na sua frente. Você se pressiona muito e sofre com sua autocrítica, geralmente exagerada. Trabalha e empenha-se muito em tudo o que faz e caba represando seu lado mais emocional, fechando-se aos outros. Tende a atrair pessoas que o consideram seguro e responsável. Você é muito ambicioso e consegue o sucesso profissional, mas sempre trabalhando arduamente por meios próprios, cada conquista que almeja, porém nada acontece fácil para você. Sofre muito ao se relacionar com outras pessoas, pois exige que tenham a mesma serenidade, disciplina e responsabilidade que você. É necessário, às vezes, folgar de suas atividades para desfrutar a vida.
Este é um dos mais difíceis ascendentes do zodíaco. Os efeitos de causas passadas reverberam constantemente por todo o seu ser. Como resultado, você tem um senso de dever e punição um tanto vago, embora incorporado a você. Você sabe que é preciso ter cautela, pois somente você colherá o que quer que semeie, sabe, mais do que ninguém, que será responsável pelo sucesso assim como pela sua desgraça. Assim, você caminha prudentemente pela vida, conferindo e re-conferindo cada decisão ou motivação, de modo a não se colocar numa situação em que poderia ter de arcar com as conseqüências. Seu senso de obrigação e dever é tão forte que você subconscientemente cria sentimentos paranóicos de estar sendo observado por alguma força, autoridade ou entidade religiosa superior, caso pense em fazer algo que vá contra sua consciência.
Você é prático, realista e sensato. Sabe que não é razoável esperar grandes realizações no início de um empreendimento. Dispõe-se a fazer o esforço necessário para levar uma idéia desde o início até a conclusão efetiva. Entretanto, vive sob o medo do fracasso pressentido que, à menor rejeição, impregna profundamente o lado inseguro da sua personalidade. Quanto mais inseguro ficar, com mais afinco você trabalhará. E quanto mais seus esforços parecerem não ser recompensados, mais você será capaz de se empenhar em atingir o princípio pelo qual decidiu pautar sua vida.
Você tem uma "fachada" muito séria e reservada. Durante os primeiros anos de vida desenvolve o compromisso e a autodisciplina suficientes para vencer e derrubar muitas dificuldades e obstáculos em sua vida e sua família. Você suporta uma carga de altas expectativas e é com freqüência afligida por dúvidas corrosivas a respeito de sua capacidade.
Provavelmente trabalha demais e concede a si mesmo muito pouco tempo para expressar as suas emoções. Inversamente, tende a atrair o tipo de parceiro emocional que está procurando segurança e é atraído pela sua natureza responsável e super trabalhadora. Frustrado pelo seu jeito inibido e formal, seu parceiro irá fazer muitas exigências emocionais. Quanto mais você amolecer e confiar em seus sentimentos, mais ele se sentirá emocionalmente estabilizado. Quanto menor carga você carregar, menos dependente ele será.
Você é ambicioso e fortemente motivada para chegar ao sucesso profissional. Contudo, nos primeiros 30 anos da sua vida, terá que lutar muito para superar a falta de autoconfiança e a tendência para ter pensamentos negros sobre o futuro e imaginar que a vida é uma bola de ferro maior do que você pode suportar. Tem necessidade de se afirmar, pois o seu potencial é muito alto, e acha que sempre terá de lutar duramente por cada pedaço de terreno que conseguir conquistar.

ASCENDENTE EM AQUÁRIO
As pessoas com ascendência em Aquário têm a aparência um tanto ou quanto original destacando-se dos demais pela vivacidade e pela grande disposição em tentar áreas novas e interessantes. As reações aos relacionamentos são particularmente interessantes, pois existe muita liberdade nas relações, mas um pronunciado incentivo aos parceiros.
Apresentam-se bastante confiantes e são pessoas solidárias. O valor mais importante que trazem consigo é a solidariedade. Gostam de ser diferentes e se orgulham de seu individualismo. Esforçam-se para construir um mundo melhor, onde haja menos desigualdade. É obstinado em contribuir com conceitos avançados, propondo valores diferentes e novos. Tem o raciocínio rápido e a percepção aguçada, com um suficiente magnetismo pessoal para atrair os outros. Estar à frente do seu tempo é sua característica marcante, pois está o tempo todo focando o futuro.
É provável que se mostre meio rebelde e tenha dificuldade em se submeter a uma hierarquia rígida. A seu ver, o bem mais precioso de um ser humano é a liberdade, e por isso mesmo ela pensa duas vezes antes de se envolver num relacionamento afetivo séria demais. Como o romantismo não é seu forte, talvez prefiram um amor anticonvencional, uma "amizade colorida", a um compromisso que estabeleça laços de dependência.
Deve tomar cuidado apenas para não questionar valores que podem ser caros às outras pessoas. Se o fizer, deve agir com respeito e prudência. E não deve confiar nas pessoas que o elogiam demais, pois talvez elas não estejam sendo tão sinceras como gostaria.
Sua visão do mundo difere do padrão normal. É extremamente curioso acerca dos outros. Às vezes, os vínculos de amizade podem superar os de parentesco. Seu ego é pequeno e dificilmente entende os apegos e obsessões dos outros, coisas que não tem. É teimoso, mas sempre original e fascinante. Pode tornar-se um exemplo inspirador para os outros. É difícil encontrar-se profissionalmente, logo se entedia e as opções deixam de ser inspiradoras. Tem uma inclinação para as questões sociais e trabalhos humanitários e trabalha muito bem em equipe. Encontraria ainda maior satisfação em empreendimentos internacionais, mesmo de risco, pois pode prosperar muito com pessoas e lugares exóticos. Tem interesse por projetos ligados a movimentos espiritualistas e ecológicos. Destacará-se trabalhando em áreas pouco convencionais. É pessoa de firmes princípios e forte convicção política.
Este é o ascendente da descoberta. Ele focaliza a consciência no desenvolvimento de uma compreensão nova e futurista da vida. Há aqui muita inspiração, não apenas no sentido da própria evolução espiritual, mas que também se manifesta como uma preocupação impessoal com a evolução da humanidade. Com o ascendente em Aquário, você tem uma mente inventiva, capaz de inclusive captar a essência de idéias, teorias originais e princípios científicos, e é dono de uma elevada percepção do mundo em geral. Você tem a oportunidade de atingir um estado iluminado de consciência. Pode ser desprendido e imparcial, e por isso consegue ver, sem tendências rígidas, a verdadeira natureza das situações em que se envolve. Quanto maior for a sua imparcialidade, mais se expande a sua consciência. A liberdade mental que você almeja pode, então, levá-lo a conhecer a sua alma.
Seu maior problema vem da curiosidade insaciável. Esse fator, sozinho, pode fazer com que você lados obscuros do ascendente e poderá sentir-se intensamente atraído por tudo o que o mundo tem e que representa a possibilidade de interesses singulares e diferentes. Você consegue ter amizade com pessoas com opiniões e atitudes diferentes das suas. Mesmo assim, é capaz de "ficar em cima do muro", sem tomar partido. Se agir muito dessa forma, entretanto, ficará tão acostumado a não se envolver que pode facilmente acabar perdendo o senso de perspectiva. Pode estar perto de alguém e ao mesmo tempo tão distante que dá a impressão de falar sobre qualquer assunto com um vago desinteresse.
Sem o perceber, você pode sentir pena das pessoas cujos pontos de vista mais parciais levam-nas a se envolver com mais intensidade com suas crenças. Pode até achar que essas pessoas estão em estágios de consciência que você já ultrapassou.
Assim, a despeito de todas as suas necessidades de estímulo intelectual, pode ser que você se retire da vida, preferindo a solidão do eremita à participação real na vida, fonte do crescimento.
Sua verdadeira força só se revela quando você vive o lado positivo do ascendente Aquário. Você está sintonizado com as energias cósmicas e é capaz de perceber, com grande antecipação, a mudança das idéias no ambiente externo. Você é um precursor do futuro, mas não porque gosta de liderar; é um corolário natural da verdadeira liberdade que sente no seu interior. Você não se envolve com tendências ou modas passageiras. Pelo contrário, o chamado superior de sua alma ajuda-o a entender o rumo da sua vida.
Você encara a realidade como uma experiência de aprendizado, e cresce com o auto-exame imparcial. Descobre maneiras novas de lidar com velhos problemas. E, mesmo que suas idéias não sejam aceitáveis pela tradição, elas funcionam para você. Seu karma é descobrir, investigar e experimentar uma consciência iluminada. Você pode surpreender-se com suas próprias idéias e espantar-se com o milagroso fluxo de engenhosidade que experimenta. Você é um inovador com uma grande dose de sabedoria natural. Vê suas diferentes facetas e sabe dar valor a cada uma delas, conseguindo dessa forma experimentar imparcialmente a plenitude do seu ser. Compreende a corrente da vida e seu papel cármico é o do catalisador da mudança, aquele que provoca mudanças evolutivas e revolucionárias em si mesmo e nos outros. O que você faz pelos outros, entretanto, não se deve ao senso de obrigação nem à vontade de ser aceito. Pelo contrário, é o corolário natural do desejo de refazer, de remodelar e de reestruturar a si mesmo, como representação do símbolo impessoal do desejo humano de evoluir.


ASCENDENTE EM PEIXES
As pessoas com ascendente em peixe são sensíveis podendo fazer do nativo uma pessoa tanto dedicada à arte, ao misticismo, a vitimização, teórica ou literal. A imagem é de uma passividade e tranqüilidade, que nem sempre condiz com seu estado interior.
A música desempenha um papel importante na vida desse ascendente de pouca energia física. Possui um sentimento puro e com pouca defesa para a maldade e agressividade alheia.
Peixes é um signo duplo, tendo dois tipos bem distintos. Um é servidor e realizador, tendo boa intuição e tranqüilidade. O outro é o sonhador, que flutua, não suporta encarar o fracasso e por isso não tenta o sucesso, desanimando com facilidade. Porém, ambos possuem um forte valor espiritual, se realizando em ajudar aqueles que sofrem.
Normalmente fogem da realidade quando se sentem ameaçados. Possuem tendências ao escapismo, podendo usar drogas, álcool ou remédios controlados. Como meta de vida, escolhem um caminho que beneficiem a todos em torno.
O signo Ascendente é como um instrumento psicológico capaz de nos manter salvos quando estamos inseguros, nesse momento ele aflora e domina a situação. Quando se vê alguém pela primeira vez, sente-se nela não a posição do seu Sol, mas a de seu Ascendente. O signo na qual o Ascendente se encontra, mostra com freqüência o modo como nos projetamos sobre os outros e, por extensão o modo como os outros os sentem.
O Ascendente é o momento em que a energia cósmica entra no corpo da pessoa através da primeira respiração; esse momento é mágico e extremamente poderoso. Esse instante de nascimento de qualquer coisa ou pessoa marca o início de uma vida ou situação e essa visão influi na maneira de agir.
Se colocarmos dez pessoas do mesmo signo diante de uma mesma situação, mas que o Ascendente delas sejam diferentes, iremos ter dez reações diversas, dez maneiras de agir diversa, elas são semelhantes, mas a atitude é diferente.
Profundo e espiritual, ele não que julga as pessoas pela aparência ou por quaisquer circunstâncias exteriores, mas realmente busca compreender a essência do outro. No entanto, é necessário que adquira uma certa estabilidade e confiança em si mesmo. Embora não faça o tipo agressivo, poderá revelar uma coragem inesperada quando ela se fizer absolutamente indispensável.
Dons artísticos e compaixão infinita são algumas das bonitas qualidades que fazem parte do seu ser. Em compensação, tem uma certa fraqueza no que diz respeito aos vícios: deve procurar se abster de álcool, drogas e outras substâncias que causam dependência.
Este é o mais criativo dos ascendentes do zodíaco. Quem tem ascendente em Peixes é capaz de transcender o nível mundano da consciência e entender a qualidade da vida em sua essência natural. Uma grande sensibilidade permite que você se integre e se misture, delicadamente, com a infinita corrente de cores e impressões que fluem por você.
Quando vive o lado negativo do ascendente, entretanto, tem a tendência a perder o seu ponto de referência. Como resultado, absorve impressões psíquicas e emocionais da mente inconsciente impessoal do universo. Sem um ponto de referência, fica difícil classificar essas impressões ou saber se o que você percebe tem algum significado profundo ou se é apenas uma ilusão. O problema desse ascendente é que você precisa ter consciência do inconsciente, para poder funcionar de forma significativa. Peixes é o regente das camadas sutis de imagens transparentes que a todo o momento cruzam sua mente. Às vezes, essas imagens têm um significado muito definido para você. Mas se você escorregar para fora do ascendente (sendo inapelavelmente arrastado pela maré da corrente emocional), você não terá como distinguir o que é mero cenário astral do que tem um significado verdadeiro. Quando isso acontece, o resultado é uma grande confusão. Você pode ficar tão psiquicamente aberto a tudo que não entende o que está acontecendo com você. Sente que está sitiado pelas circunstâncias da vida, pois parece estar sendo controlado pelas mudanças do karma impessoal.
Este, inquestionavelmente, é o ascendente mais sensível do zodíaco. Você sente a necessidade que tem a humanidade de ser necessária e útil. Sente a solidão do ambiente externo. Quando deixa sua identidade disseminar-se do lado de fora, comete inconscientemente um equívoco, tomando essa solidão como uma de suas características pessoais. Nesse caso, pode até passar a ter sentimentos de rejeição, de perseguição ou paranóia, graças a essa visão desfocada da vida. Você se sacrifica para conquistar o amor das pessoas de que precisa. Entretanto, seus sacrifícios raramente surtem os efeitos esperados. Devido à sua grande sensibilidade emocional, seu limiar de mágoa é baixo e você pode facilmente voltar contra si mesmo a negatividade que capta, indo a extremos para negar o seu próprio valor. Pode viver uma vida de profecias negativas auto-realizáveis, à medida que os sonhos se esvaem dos outros fluem pelo seu ser, enquanto você, impotente, vê como eles se extinguem gradualmente. A identificação com o lado obscuro provoca uma sensação de "perda", difícil de superar.
Quando a sua identidade fica no lado positivo de Peixes, entretanto, a perspectiva de vida é muito diferente. Você é capaz de ver as ilusões da vida sem ser essas ilusões. Deixa que o ser interior seja filtrado pelo dom da graça divina. Dessa forma, todo o potencial do seu mapa assume uma conotação verdadeiramente espiritual. Você dissolve o que não tem sentido, ao mesmo tempo em que continua atento às qualidades intangíveis que, para você, são a realidade.
Você é capaz de se desvencilhar das amarras e das pompas da vida para experimentar a liberdade de que sua alma precisa. Quando desfruta dessa liberdade, começa a jorrar uma rica criatividade, como um manancial.
Você caminha pela vida com leveza, tocando tudo com suavidade, buscando sempre a "evolução" e não o "envolvimento". Seu maior dom é a imaginação, pois através dela você pode atingir a consciência, que o ajuda a domar as águas da vida, em vez de ser sacudido por cada onda. A imaginação é mais forte que a força de vontade. Depois de aprender isso, você será capaz de descobrir a verdadeira força do seu ser. Para você, pode ser difícil superar a fraqueza pessoal por meio do poder puro e simples, mas é fácil transformar qualidades negativas em positivas pelo uso da vivacidade da sua imaginação. Você é capaz de percorrer mentalmente séculos e séculos, escolhendo com cuidado os lugares mais bonitos e positivos para fixar a sua consciência. Você consegue imaginar um cenário de praia num dia chuvoso. Quando só as nuvens forem visíveis, você consegue imaginar o sol — sabendo que, apesar do que vê, o sol continua brilhando. Dessa forma, é capaz de deslizar pelas influências negativas do karma impessoal, enquanto o potencial do seu ser interior continua sendo colorido pelo uso que você faz da imaginação criativa.
O signo de Peixes tem uma qualidade semelhante a Cristo. Entende a harmonia da natureza e é capaz de unir-se a quase tudo. Se este é o seu ascendente e você vive do lado de fora dele, o seu grande senso de compaixão pelos outros pode facilmente levá-lo ao martírio. É provável que absorva a maneira pela qual os outros tentam resolver os problemas e, de alguma forma, caia na ilusão de que é possível resolver o impossível. Você vê como os outros tentam juntar as partes e chegar a conclusões. Entretanto, este não é o seu caminho. Em vez de resolver problemas cármicos, seu caminho é dissolver o carma, deixando os problemas para trás. Você pode libertar sua identidade da atração magnética do karma impessoal e dissolver-se no mar infinito da sabedoria, que é o seu campo de experiência. Cada vez que renuncia ao poder pessoal sobre alguma coisa, você aproxima-se mais de sua consciência divina. Assim, aprende a fazer sem fazer.
Aprende a criar sem estar ligado ao que cria. E aprende a existir sem tentar reivindicar o mérito de existir.

Nenhum comentário: